publicado em 07/12/2009
Copom não deve alterar Selic na última reunião do ano, preveem analistas
Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Analistas do mercado financeiro não esperam alteração da taxa básica de juros, a Selic, na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste ano, marcada para amanhã (8) e quarta-feira (9). Atualmente, os juros básicos estão em 8,75% ao ano. Segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), a expectativa de estabilidade da Selic neste ano permanece há 24 semanas.
Na opinião dos analistas, o aumento ficará para 2010, encerrando o período em 10,63%. No boletim anterior, a previsão era de 10,50%.
A taxa básica de juros é usada pelo BC para controlar a inflação. O governo escolheu o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para acompanhar a meta de inflação, que tem como centro 4,5% tanto para 2009 quanto para o próximo ano. Essa meta tem limite inferior de 2,5% e superior de 6,5%.
Os analistas esperam que o IPCA se aproxime do centro da meta em 2010, ficando em 4,48%, contra os 4,45% previstos anteriormente. Para este ano, a projeção passou de 4,25% para 4,26%.
A última reunião do Copom do ano contará com a participação do novo diretor de Política Monetária do BC, Aldo Luiz Mendes. Ele assumiu o cargo no lugar de Mário Torós, que deixou o BC após revelar detalhes da atuação do BC durante a crise financeira internacional.
Fonte: Agência Brasil