Construção Sustentável ganha incentivo no Paraná

publicado em 27/02/2014

Construção Sustentável ganha incentivo no Paraná

O sistema de construção que utiliza madeira na estrutura, conhecido como Wood Frame, está avançando no Brasil. O Paraná está na ponta da aplicação dessa tecnologia para obras residenciais. Ainda neste semestre está previsto o início da construção de um conjunto de 67 casas com Wood Frame pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) no Boqueirão, em Curitiba.

No final de 2013, o Ministério das Cidades liberou a Datec (Documento Técnico de Avaliação) para o uso do Wood Frame desenvolvido pela empresa TecVerde na construção de habitações de interesse social. O sistema receberá financiamento pela Caixa Econômica Federal. O resultado deve ser a popularização do sistema construtivo semi-industrial, que tem como base a madeira plantada.

O Wood Frame desenvolvido pela TecVerde a partir de tecnologia alemã foi utilizado, de forma pioneira para habitações populares, no Rio Grande do Sul. A construção desse projeto piloto foi financiada pela Caixa dentro do programa MCMV a partir de uma autorização prévia.

Fonte: CBIC