Construção incorporou 10% mais trabalhadores em 2009

Construção civil incorporou 10% mais trabalhadores no segundo semestre de 2009

Ivy Farias
Repórter da Agência Brasil

São Paulo ? O setor da construção civil incorporou no segundo semestre do ano passado 103 mil pessoas, representando um crescimento de 10,2% em relação ao mesmo período de 2008. Foi o que revelou pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Na análise do Dieese, medidas do governo como o aumento do crédito por parte de bancos públicos e isenções fiscais direcionadas a determinados setores, somadas a investimentos em infraestrutura e em habitação popular contribuíram para que o nível ocupacional subisse em 2009.

A pesquisa apontou também que aumentou a formalização no setor, ou seja, mais empregadores assinaram a carteira de seus funcionários.

Os salários, porém, não se comportaram da mesma maneira. Em Belo Horizonte, os rendimentos caíram 13,7%, em Recife caíram 8,9%, em Salvador, 6,2% e no Distrito Federal, 1,1%. Apenas em São Paulo e em Porto Alegre observou-se uma relativa elevação nos rendimentos dos trabalhadores: 11,1% na capital paulista e 8% na capital gaúcha.

Nas seis regiões pesquisadas pelo Dieese, registrou-se diferença no tempo da jornada de trabalho. Em São Paulo, houve redução na jornada de 44 horas, em 2008, para 43 horas no segundo semestre do ano passado. Já em Recife, a jornada aumentou. Lá, os assalariados trabalharam 48 horas por semana no período pesquisado e, em 2008, foram 46 semanais de trabalho.

Fonte: Agência Brasil