atualizado em 04/08/2020
Os impactos da Reforma Tributária para concessões, obras públicas, industriais e corporativas são o tema da próxima reunião virtual da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada em conjunto pela Comissão de Infraestrutura (Coinfra) e Comissão de Obras Industriais (Coic) da entidade. No dia 7 de agosto, às 14 horas, especialistas irão debater como a reforma pode refletir no setor.
Para o vice-presidente da Coinfra, Carlos Eduardo Lima Jorge, a reforma tributária voltou a ser prioridade na agenda do país. "Hoje temos três projetos em discussão no Congresso e nosso setor precisa conhecer os conteúdos e as consequências de cada um deles. A construção civil poderá ser o fiel da balança entre os interesses do setor da indústria e do setor de serviços, exatamente por envolver em sua estrutura esses dois segmentos", explica.
Já Ilso José Oliveira, vice-presidente da Coic, aponta que é fundamental que o setor discuta os impactos da reforma dentre seus quatro pilares: obras públicas, concessões, obras industriais e incorporação imobiliária. "A CBIC fracionou o debate por áreas de influência, que já foi feito com o setor imobiliário e agora será norteado pela infraestrutura, obras industriais e corporativas. Na ocasião teremos três tributaristas, cada um na sua especialidade, que vão expor as consequências que essas mudanças na lei podem trazer para cada segmento", disse.
A reunião vai contar com a presença de:
- José Carlos Martins, presidente da CBIC;
- Carlos Eduardo Lima Jorge, vice-presidente da Coinfra;
- Fernando Vernalha, advogado;
- Rodrigo Dias, advogado;
- José Eugênio Gizzi, vice-presidente da CBIC;
- Eduardo Capobianco, Construtora Ferreira Guedes;
- Ricardo Portella, presidente do Sicepot-RS;
- Ilso José Oliveira, vice-presidente da Coic;
- Gustavo Lefone, advogado tributarista.
A realização da reunião integra os projetos realizados pela CBIC - "Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas", por meio da sua Comissão de Obras Industriais, e "Melhoria da Competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura", da Comissão de Infraestrutura, ambos com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Fonte: CBIC