publicado em 17/12/2020
O Radar Convenções Coletivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizado por meio da sua comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), indica que da última edição (novembro/2020) até o começo de dezembro foram analisados mais sete instrumentos normativos. Assim, do total de 58 negociações com data base entre janeiro e novembro, foram 41 concluídas, o que significa 71% do total.
Dos novos instrumentos coletivos analisadas desde novembro, dois são aditivos a convenções coletivas com vigência entre 2019-2021, um é aditivo que prorrogou a vigência de CCT 2019-2020 para 2021, e os demais são convenções coletivas, sendo uma delas com prazo de vigência de dois anos (2020-2022).
O documento revela que, das negociações avaliadas, não há nenhuma com data-base em outubro.
Com as negociações encerradas no mês de novembro, mantém-se a média de três meses entre a data base e a assinatura do documento para a celebração dos instrumentos normativos no ano de 2020.
Quando se analisa por região, verifica-se que a grande maioria das negociações concluídas foram na região Sul.
O radar também indica aumento no número de negociações coletivas concluídas e traz informações sobre:
- Reajustes salariais
- Ganho real
- Reajustes diferenciados por faixa de salário
- Pisos salariais
- Principais Benefícios
Convenções Coletivas
O Radar Convenções Coletivas utiliza como critério de análise as convenções coletivas firmadas pelo sindicato associado à CBIC, cuja categoria seja a indústria da construção, que estejam disponibilizadas no Sistema Mediador da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ou no sítio eletrônico da entidade empresarial e, ainda, que tenham como abrangência territorial a cidade sede da entidade.
O Radar Convenções Coletivas, de periodicidade mensal, tem por objetivo dar um panorama geral dos principais dados extraídos das convenções coletivas firmadas pelos sindicatos associados à CBIC e está disponível no site da entidade.
O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
Fonte: CBIC