Construção civil: setor teve forte expansão em 2010

publicado em 31/01/2011

Construção civil: setor teve forte expansão em 2010

Dados da Sondagem Nacional da Indústria, publicada nesta segunda-feira (31), em Brasília, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em conjunto com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), revelam que a Indústria da Construção Civil apresentou bom desempenho durante o ano de 2010, principalmente no segmento construção de edifícios. O nível de atividade expandiu-se em todos os meses do ano, com aumento leve apenas em janeiro e dezembro. O crescimento foi determinado pelas empresas de grande porte. Em dezembro, o indicador do nível de atividade das grandes empresas foi de 54,2 pontos, contra 50,4 e 48,4 para médias e pequenas, respectivamente.

O setor Obras de Infraestrutura apresentou queda na atividade em dezembro de 2010. Esse resultado pode estar relacionado às questões sazonais, como condições climáticas. Esse item foi assinalado por 22,6% das empresas entre os principais problemas da construção civil, praticamente dobrando em relação ao trimestre anterior. A atividade se manteve aquecida em todos os meses do ano. O indicador de atividade em relação ao usual situou-se sempre acima dos 50 pontos. Como conseqüência, as empresas da construção civil aumentaram o número de empregados, e a expectativa é de que esse cenário continue no primeiro semestre de 2011. A Sondagem amostral foi realizada entre os dias 3 e 20 de janeiro deste ano junto a 375 empresas, sendo 186 de pequeno porte, 140 médias e 49 de grande porte, e estará disponível ainda hoje no site da CNI.

Fonte: CBIC