Notícias Notícias do Setor

Construção civil encontra alternativas para driblar alta do preço do aço no mercado interno

publicado em 15/07/2021

O preço do aço praticamente dobrou no Brasil desde o início da pandemia de Covid-19. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) acumulado em 12 meses até maio, cresceu 14,62%. Esse avanço foi puxado pelo subgrupo de materiais e equipamentos, com expansão de 32,50%. Neste subgrupo, a principal alta foi de itens metálicos, chegando a 77,8%.

O setor da construção civil, um dos maiores consumidores do produto e que segue aquecido apesar da pandemia, encontrou uma solução para driblar a alta dos valores e a demora na entrega do insumo no mercado interno: importar do exterior.

No início do mês, um navio vindo da Turquia atracou no porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, carregado com 20 mil toneladas de aço. O material foi importado por uma cooperativa da construção civil, para empresas da indústria da construção do Paraná e Santa Catarina.

Segundo Rodrigo José Assis, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), apesar do dólar alto e de todos os custos com taxas e impostos para viabilizar a importação, ainda assim o preço final do aço vindo da Turquia ficou 20% mais em conta em relação ao produto nacional. Há um segundo navio já fechado para trazer mais 20 mil toneladas de aço, previsto para chegar no País no mês de setembro.

fonte: https://bit.ly/3z0GcRX

Compartilhe


Publicidade
Construsul BC - 2024 - Interno

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.