publicado em 27/03/2024
Nesta terça-feira (26), o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou o uso do FGTS Futuro na compra de imóveis pelas famílias de baixa renda no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Para que as medidas entrem em vigor, a Caixa Econômica Federal, gestora do Fundo, deverá publicar as normas operacionais da modalidade.
Pleito antigo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a aprovação do FGTS Futuro deve facilitar o acesso ao crédito para cerca de 50 mil famílias com renda até R$ 2.640,00, que poderão financiar sua moradia digna, apontou o presidente da entidade, Renato Correia.
A iniciativa é vista como positiva pela entidade, pois a antecipação do Fundo pode ampliar a composição de renda e a quitação de prestações das famílias. "A ampliação da possibilidade de as famílias adquirirem sua habitação própria é sempre uma boa notícia. A aprovação do FGTS Futuro pelo Conselho Curador vem ao encontro dessa premissa, pois passa a considerar o recebimento futuro da parcela a ser depositada para o trabalhador como parte integrante da sua capacidade de pagamento", concluiu.