Confiança da indústria avança em dezembro de 2023

publicado em 12/12/2023

Em dezembro de 2023, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou 0,6 ponto, de 50,4 pontos para 51 pontos. O resultado ocorre após dois meses de queda e um de estabilidade da confiança dos empresários industriais. Com o resultado, a indústria segue confiante este mês, visto que o índice segue acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança.

O avanço é reflexo, sobretudo, de uma avaliação menos negativa das condições atuais da economia brasileira e das empresas.

O Índice de Expectativas manteve-se próximo da estabilidade, ao subir 0,3 ponto para 53,1 pontos. Permanecendo acima da linha divisória dos 50 pontos, o número segue indicando otimismo da indústria para os próximos seis meses.

O otimismo dos empresários, no entanto, está restrito às suas próprias empresas (índice de 56,5 pontos), enquanto o pessimismo em relação ao futuro da economia brasileira persiste (índice de 46,3 pontos).

Índice de Confiança do Consumidor reduz em novembro 2023

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE cedeu 0,2 ponto em novembro, para 93,0 pontos, menor nível desde junho deste ano (92,3 pontos). O resultado foi influenciado por uma ligeira piora da satisfação em relação a situação atual e manutenção das expectativas. Entre as faixas de renda, os números são heterogêneos. Há uma queda intensa na confiança dos consumidores de classes de renda baixa, recuperação das faixas intermediárias e estabilidade na classe mais alta.

"Essas diferenças parecem estar relacionadas a uma maior dificuldade financeira dessas famílias, perspectivas mais pessimistas em relação ao emprego, com forte impacto na situação financeira futura e na sua capacidade de comprar bens duráveis.", afirma Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.