Como está a reputação de sua empresa?

publicado em 30/09/2011

Como está a reputação de sua empresa?

Sua empresa está preparada para enfrentar uma situação de crise organizacional? Este foi o tema da palestra do jornalista e consultor João José Forni ? que foi assessor de imprensa do Banco do Brasil e da Infraero ?, para associados do Sinduscon-PR, no dia 15 de setembro.

Segundo o jornalista, uma notícia negativa veiculada amplamente na imprensa sobre determinada empresa coloca em xeque a reputação da organização, o que acaba gerando um passivo de imagem. ?A marca de uma empresa tem valor intangível. Uma pesquisa realizada recentemente revelou que o peso da reputação de uma empresa representa 27% de seu ativo?, frisa, acrescentando os prejuízos econômicos, e que nenhuma organização, por mais sólida, admirada e moderna que seja está imune à crise.

?Durante a CPI dos Correios, por exemplo, a organização teve um prejuízo na ordem de R$ 140 milhões?, argumenta.

Forni salienta ainda que 51% da origem de crises em empresas são provenientes de erros ou problemas de gestão. ?Pior do que isso é que 64% das crises ocorrem porque riscos potenciais e pequenos sinais de alerta são ignorados pelas organizações. Para evitar problemas como estes, é preciso ter liderança eficaz, rapidez na tomada de decisões, disposição para esclarecer todos os fatos, respeito às pessoas envolvidas e estabelecer um único porta-voz para falar com a imprensa?, orienta.

Além disso, o jornalista destaca a importância de contar com um eficiente sistema de informação, conhecer a vulnerabilidade da empresa e dispor de um comitê, com poucas pessoas, para gerenciar crises.

Associados do Sinduscon-PR interessados em ter acesso à integra da apresentação, podem clicar no link abaixo e fazer download do documento.