Comitê paranaense pela Moradia Digna foi constituído dia 11/08

publicado em 14/08/2008

O Comitê Estadual da Campanha Nacional pela Moradia Digna - uma Prioridade Social foi oficialmente constituído no Paraná, durante reunião ocorrida no Sinduscon-PR, em Curitiba, no dia 11 de agosto. Representantes de movimentos sociais, de centrais sindicais, dos empresários e do Poder Público integram o comitê, que tem por objetivo coletar 85 mil assinaturas de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Habitação.

Simultaneamente em todos os estados brasileiros, outros comitês foram constituídos, com a meta de recolher, ao todo, 1,5 milhões de assinaturas. ?Acredito que podemos superar este montante se cada entidade, com sua representatividade, efetivamente se mobilizar em busca de adesões?, destaca o representante do Sinduscon-PR no comitê, Ubiraitá Antônio Dresch.

A campanha nacional visa a dotação de recursos permanentes para instituir uma política de estado para a habitação de interesse social, a fim de garantir acesso de famílias de baixa renda à moradia digna.

Cohapar e Cohab apóiam a iniciativa

Na avaliação do presidente da Cohab de Curitiba, Mounir Chaowiche, a casa em si é apenas parte do processo. ?Não é só uma questão de moradia, mas também do resgate da família?, opina, cumprimentando a iniciativa do Sinduscon-PR e do setor da construção civil como um todo.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Rafael Greca, presidente da Cohapar, enfatiza que, ao investir em moradia, o poder público está investindo em saúde e educação, evitando a geração de criminalidade. ?É um projeto viável, que tem nosso total apoio?, declara.

Além da Cohab de Curitiba, e Cohapar, estiveram presentes representantes da CMP ? Curitiba, União Nacional por Moradia Popular, Movimento Nacional de Luta Pela Moradia, Fetraconspar, Sindarq-PR e IAB.

ADESÃO ? A Campanha Nacional pela Moradia Digna - uma Prioridade Social já recolheu 176 assinaturas de deputados federais em apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Habitação, que vinculará 2% da arrecadação de impostos e tributos para subsidiar a habitação de interesse social. A PEC foi protocolada na Câmara dos Deputados no dia 12 de agosto. Mais informações sobre Moradia Digna no site www.moradiadigna.org.br.