Comitê de Incentivo à Formalidade ganha visibilidade em Alagoas

publicado em 23/02/2018

Image title

O Comitê de Incentivo à Formalidade do Paraná foi apresentado ontem (21/02) pelo vice-presidente de Política e Relações de Trabalho do Sinduscon-PR, Wladimir Mazzolla Morais, a representantes dos trabalhadores, empregadores, executivo e do judiciário de Alagoas. A iniciativa, que integra o Projeto de Incentivo à Formalidade na Construção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Política de Relações do Trabalho (CPRT), com a correalização do Sesi Nacional, segue o modelo bem sucedido e aplicado há mais de uma década no Paraná.

O evento de Alagoas foi realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL) e pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL). Na ocasião, Wladimir Mazzolla Morais reforçou o compromisso com o cumprimento das legislações trabalhistas. “Os número são alarmantes e precisamos implantar medidas contra a ilegalidade de forma urgente. Com o apoio de todos vocês e autoridades presentes conseguiremos mudar esse quadro”, ponderou Morais.

“Diante dos desafios que o país tem enfrentado, acreditamos que esse momento é extremamente oportuno. O incentivo a formalidade precisa ser feito em todo Brasil, não só no setor da construção, mas em outros setores também e a gente acredita que poderemos minimizar esse problema da previdência também. Nos preocupamos muito com a imagem do setor. A informalidade causa muitos problemas e pretendemos combater a informalidade e fazer com que o trabalhador esteja bem e seguro”, destacou o presidente do Sinduscon-AL, Alfredo Brêda.

“É uma satisfação muito grande participar de eventos como esses, um assunto tão importante e indispensável. A formalidade é tudo que nós do Ministério Público do Trabalho – MPT desejamos. Também aspiramos que os números apresentados nesta tarde possam diminuir consideravelmente. Quem lida com o trabalho sonha em que a informalidade desapareça e nós apoiamos ações como essas e as futuras. Parabéns ao Sinduscon por essa iniciativa. Primeira ação que participo onde os empresários incentivam a formalidade. Vocês realmente exercem um papel sério nesta luta. Que isso possa servir de exemplo para outras categorias também”, destacou o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT-AL), Rafael Gazzaneo Junior.

“Essa iniciativa partir do setor Patronal me deixa muito feliz. Temos muitos embates e pouco apoio, o setor da fiscalização é visto de modo equivocado e muitas vezes o empresário tem uma má percepção do nosso trabalho, o que lutamos para combater. Nós apoiamos essa iniciativa e sou simpático à ideia, pretendemos apoiá-la incondicionalmente. Desejamos entender a mecânica de funcionamento desse Comitê e queremos compreender como ele é formalizado na prática. Espero que consigamos colocar pra gente e que muitos envolvidos possam ser prestigiados”, ressaltou o auditor fiscal da Inspeção do Trabalho, Lívio Gomes.

“Diante dos dados apresentados esse é um comitê que serve para todas as outras categorias. A diminuição da informalidade no âmbito patronal diminuirá a informalidade. A superintendência regional está de portas abertas para viabilizar esse comitê e com boa vontade, conseguiremos colocar em prática em nosso estado”, disse Victor Cavalcante, da Superintendência Regional do Trabalho.

Fonte: Sinduscon Alagoas