Cenário macroeconômico e perspectivas para a construção serão foco de debate

publicado em 18/03/2019

Economista Gilmar Mendes Lourenço e o presidente da CBIC José Carlos Martins são os convidados especiais para a reunião do dia 1 de abril A reunião do Sinduscon-PR do mês de abril, marcada para segunda-feira dia 1, às 18h30, será realizada em parceria com o Jornal Gazeta do Povo e trará dois convidados especiais para debater amplamente sobre o cenário macroeconômico do País, e as perspectivas para a indústria da construção brasileira.

O economista Gilmar Mendes Lourenço irá discorrer sobre o Brasil 2019: superação da estagnação econômica ou retorno à recessão? Mestre em engenharia da produção, Gilmar é professor da FAE Centro Universitário, e já atuou como conselheiro da Companhia Paranaense de Energia e como Diretor-Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O presidente da CBIC, José Carlos Martins, irá abordar pautas relevantes para o setor como: crédito para o mercado imobiliário, financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida, retomada de obras públicas, Programa de Parcerias de Investimentos, a nova era sindical (convênios es plataformas de serviços), e a interlocução da CBIC com autoridades do novo governo. A reunião será no auditório do Sinduscon Corporate, na Rua da Glória, 175, no Centro Cívico. Associados interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone (41) 3051-4366.

CBIC e BNDES discutem crédito e mercado de infra para micro e pequenas empresas

Os presidentes da CBIC, José Carlos Martins, e do BNDES, Joaquim Levi, trataram dia 13 de março das condições de acesso a financiamentos da instituição. O diálogo convergiu sobre projetos semelhantes que as duas entidades vêm desenvolvendo e rendeu uma agenda para o desenvolvimento das pautas nas próximas semanas. Segundo Martins, as duas entidades discutiram formas de ampliar a liberação de crédito para pequenas e médias empresas da construção civil, a fim de contribuir para a ampliação do número de negócios de infraestrutura, com a participação de companhias com esse perfil.

“Precisamos muito valorizar as empresas nacionais. Precisamos muito colocá-las dentro desse ambiente de negócios”, afirmou Martins, na sede do BNDES, ao fim do encontro, que contou com outros executivos do banco, entre eles a diretora de Governos e Infraestrutura, Karla Bertocco.

Durante o encontro, Lima Jorge falou sobre o trabalho que a CBIC vem desenvolvendo para estimular o compliance nas empresas do setor como um instrumento altamente necessário para inserção dessas empresas de uma forma mais competitiva no mercado.