publicado em 02/09/2025
A Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou, nesta segunda-feira (01/09), mais uma edição da Rodada de Negócios do Mercado Imobiliário, em formato totalmente online. O encontro reuniu especialistas para discutir dados atualizados do setor, projetos de financiamento imobiliário e o cenário nacional de lançamentos e vendas.
A abertura foi conduzida por Ely Wertheim, vice-presidente de Indústria Imobiliária da CBIC, que destacou os efeitos da taxa de juros sobre o mercado. “No Minha Casa Minha Vida o ritmo de vendas continua firme, mas em outros segmentos já sentimos uma desaceleração. Tivemos muitos lançamentos e não está sendo fácil manter a mesma velocidade de vendas de antes”, afirmou.
Em seguida, o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, apresentou os dados do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e ressaltou perspectivas para os próximos anos. “O IPCA está em queda e o INCC também vem recuando, ainda que lentamente. Se o Banco Central reduzir os juros, podemos ter uma surpresa positiva em 2026”, avaliou.
O encontro também trouxe informações sobre a reformulação do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em estudo pelo Banco Central, com foco em ampliar a oferta de crédito imobiliário e dinamizar o setor. Entre as medidas em análise estão a liberação de recursos do compulsório da poupança, ajustes na correção de contratos e instrumentos de mercado como a securitização. “Não temos problema de funding, temos problema de custo de funding devido aos juros altos”, explicou Wertheim.
O economista Luís Fernando apresentou ainda um panorama sobre o financiamento imobiliário com recursos do FGTS em 2025, detalhando a distribuição por regiões.
A rodada foi encerrada com a análise de lançamentos e vendas no cenário nacional, conduzida por Celso Petrucci. Ele reforçou que o setor acompanha de perto as discussões sobre a tributação de LCIs e LCAs, tema que deve impactar diretamente os investimentos no mercado imobiliário.
O tema tem interface com o projeto “Segurança Habitacional como Garantia Básica para a Qualidade de Vida e Integridade Física do Trabalhador”, da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi).












