CBIC prevê crescimento de 3% do setor em 2009

publicado em 30/04/2009

CBIC prevê crescimento de 3% do setor em 2009

O presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, avalia que o crescimento do setor em 2009 será de 3%. A previsão foi feita nesta quarta-feira (29/04), em palestra realizada no Fórum Abrafati da Indústria de Tintas - Revisão 2009. "Ainda que tenhamos dificuldades, a previsão é de crescimento de 3%. Nosso setor tem ótima desenvoltura e podemos ter uma performance melhor do que a média dos demais setores", afirmou. Segundo Simão, o setor imobiliário certamente não atingirá o patamar de 2008, mas ainda assim "não vamos fazer feio", com o crédito atingindo um resultado acima dos R$ 25 bilhões. O presidente da CBIC embasa sua previsão em três fatores: a melhora da execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em seu terceiro ano de vigência, o lançamento do Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional do governo federal, e o início das obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. "Depois que forem definidas as cidades-sedes da Copa, terão início os trabalhos. As primeiras obras deverão ser as de mobilidade urbana, que já tem projetos prontos", disse. Diversos expositores participaram do fórum. O consultor Juan Jensen, da Tendências Consultoria, fez palestra sobre a economia brasileira em meio à crise internacional. Ele abordou o tema da construção que, segundo a previsão da Tendência, crescerá em 2009. "Acreditamos, sim, que haverá recuperação do setor da construção. O resultado só não vai ser melhor porque a queda no primeiro trimestre foi muito alta. O programa habitacional lançado pelo governo recentemente contribuirá para o crescimento", afirmou.

Fonte: CBIC