CBIC lança site do Custo Unitário Básico de construção

publicado em 05/12/2008

A CBIC lança hoje, durante Almoço de Confraternização de Final de Ano com a Imprensa, no restaurante I Maestri, no Brasília Alvorada Hotel, em Brasília, o site do Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção (CUB/m2) www.cub.org.br. O site, específico para divulgação dos resultados do CUB calculados pelos Sinduscons em todo o país e também para o CUB Médio Brasil, será aberto ao público em geral e dará ainda mais transparência ao indicador. No site estará disponível a tabela completa do indicador com todos os valores em reais dos projetos-padrão para os quais o CUB/m2 é calculado, o preço mediano/médio dos materiais de construção utilizados pelos sindicatos e a composição dos custos de construção, desagregado em materiais, mão-de-obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos por projeto-padrão. Também será possível acompanhar a evolução dos preços nos últimos 12 meses. Em relação ao CUB Médio Brasil, será possível obter resultados gerais e específicos por regiões - Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste -, além da sua evolução, série histórica e variação do resultado global e ainda o percentual dos encargos sociais incidentes sobre a mão-de-obra em cada localidade onde é calculado, dentre outros. O objetivo básico do CUB/m2 é disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis. "Ele também é utilizado como indicador macroeconômico da evolução dos custos do setor", diz o coordenador do Banco de Dados da CBIC, Daniel Ítalo Richard Furletti. Durante o almoço, o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, também apresentará aos jornalistas o impacto da crise internacional no setor da construção e as perspectivas para 2009.