CBIC lança Catálogo de Saneamento Básico no seu Portal de Normas Técnicas

publicado em 31/07/2020

Já está à disposição dos interessados, no Portal CBIC de Normas Técnicas, o Catálogo de Saneamento Básico, checklist eletrônico das normas técnicas ABNT relacionadas ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais. Como um guia prático e intuitivo, ele visa facilitar a identificação das normas técnicas, induzindo a conformidade de todos os players. O acesso pode ser feito mediante cadastro gratuito no Portal.

O Catálogo foi desenvolvido por meio de pesquisa e identificação das principais normas afetas ao tema, no Comitê Brasileiro de Saneamento Básico – (CB-177) e em suas Comissões de Estudo, no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Foram identificadas as normas complementares por meio do ABNT Catálogo e realizadas pesquisas utilizando a Classificação Internacional de Normas (CIN), a tabela internacional de recuperação de normas técnicas ICS/ISO e, por fim, analisadas as normas técnicas Sabesp – NTS e os normativos técnicos – Copasa.

Assim como em todo Portal, o Catálogo fornece informações da norma, a qual Comitê da ABNT ela pertence, o ano de publicação e se ela está em revisão. Ao selecionar a norma de interesse, automaticamente é feito um direcionamento para o site da ABNT, para a página de aquisição da referida norma técnica.

Portal de Normas Técnicas da CBIC

O Portal é parte integrante do projeto ‘Inovação e Tecnologia’, desenvolvido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e tem a gestão no âmbito do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), da referida comissão.

Os objetivos do Portal passam por:

  • Concentrar em um único ambiente as normas aplicáveis ao setor;
  • Divulgar as normas técnicas da ABNT que estão em Consulta Nacional e as que foram publicadas, confirmadas ou canceladas;
  • Informar as reuniões das normas que atualmente estão em revisão ou em elaboração, com a possibilidade ainda de interação para os casos em que são criados os fóruns de discussão.

Complementarmente, a criação do Catálogo auxilia na consulta das normas técnicas aplicáveis a tema específico.

Fonte: CBIC

Compartilhe


Publicidade
Tour Virtual 360

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.