publicado em 27/06/2024
Quatro vice-presidentes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participaram de uma reunião técnica nesta quarta-feira (26), em São Paulo (SP), com representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para tratar de medidas para o fortalecimento da cadeia de construção civil, considerando o contexto do plano Nova Indústria Brasil (NIB), a política industrial lançada pelo Governo Federal em janeiro deste ano. O objetivo é amadurecer propostas para o setor ao longo das próximas semanas.
A CNI apresentou informações sobre o contexto da cadeia da construção e promoveu a discussão de desafios, oportunidades e destraves necessários ao desenvolvimento do setor, estimulando a discussão sobre ações a serem levadas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), responsável pela NIB.
Pela CBIC, participaram os vice-presidentes Dionysio Klavdianos (Inovação), Clausens Duarte (Habitação de Interesse Social), Ilso Oliveira (Obras Industriais e Corporativas) e Carlos Cade, também presidente do Sindicado da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR).
Participaram ainda convidados representantes de entidades associadas à CBIC e empresários do setor de diferentes regiões do país, além dos gestores das comissões da CBIC de Habitação de Interesse Social (CHIS), José Maria Soares, e de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), Leila Sobral.
Pela CNI, coordenaram a reunião o diretor de Desenvolvimento Industrial, Rafael Lucchesi, o superintendente de Política Industrial, Fabrício Silveira, e a gerente de Política Industrial, Samantha Cunha.
A CNI vem promovendo debates com diferentes setores da indústria e planeja amadurecer, também com a CBIC, propostas para a neoindustrialização.
“Trouxemos aqui uma visão estratégica focada na industrialização do nosso setor. Para a indústria da construção aumentar a sua participação no PIB [Produto Interno Bruto] na economia do país, precisamos estar inseridos em trabalhos como estes que possam contribuir na formulação de políticas”, comentou o vice-presidente da CBIC Dionysio Klavdianos.
O tema tem interface com os projetos ‘Segurança habitacional e moradia digna ao trabalhador’, da CHIS da CBIC, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional); ‘Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas’, da Comissão de Obras Industriais (COIC) da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional); e ‘Inteligência e Estratégia para o futuro da construção’, da COMAT da CBIC, em correalização com o Senai Nacional.
Fonte: CBIC