publicado em 24/10/2024
Ações conjuntas para estimular a expansão e fortalecimento da indústria da construção foram pauta de encontro entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). Os executivos das duas entidades se reuniram na cidade de São Paulo na tarde da quarta-feira (23/10), para maior aproximação e alinhamento em torno de temas como a busca por avanços nos campos da sustentabilidade e em programas de qualidade focados no setor.
“Nós estamos acompanhando e queremos contribuir com a CBIC no debate da taxonomia”, comentou Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati. Segundo ele, a entidade tem investido no aperfeiçoamento contínuo do segmento, com foco na qualidade e adequação de seus produtos.
Durante o encontro, o executivo atualizou o panorama da indústria de tintas, segmento que envolve 2 mil empresas e uma produção anual de dois bilhões de litros de tinta — 70% desse volume é consumido pelo setor da construção (mercado imobiliário e decoração). “Esse é um segmento que cresce ano a ano”, disse Cornicchione.
O presidente da CBIC apontou um conjunto de temas estratégicos que unem as duas instituições, reafirmando o objetivo de dobrar a participação da construção no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. “Esse objetivo é relevante para todo o setor e queremos atuar em conjunto com entidades sérias”, disse Renato Correia. “Nós temos de estar juntos e organizados”. Também participaram do encontro o presidente do Sinduscon-PR, Carlos Cade, e Waldir Abreu, gestor de parcerias da CBIC.