Notícias Notícias do Setor

CBIC discute com CEF andamento do Minha Casa

publicado em 31/07/2009

CBIC discute com CEF andamento do Minha Casa, Minha Vida 
 
 A CBIC, representada pelo presidente Paulo Safady Simão e pelo vice-presidente José Carlos Martins, participou no último dia 22 de julho, em Brasília, de reunião com o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, para discutir o andamento do programa Minha Casa, Minha Vida. Na reunião, ficaram acertados os seguintes pontos:
 
 - O BDI até 16% é de aprovação automática. Poderá chegar a 22% mediante comprovação por parte do empresário à engenharia da Caixa. O BDI deverá ser discutido por obra.
 
 - Leis Sociais: tendo em vista as cláusulas sociais incluídas nas convenções coletivas, deverão ser discutidas entre o Sinduscon e a engenharia da Caixa. Como a convenção tem sua base territorial determinada logo após o acerto quanto às leis sociais, elas serão incidentes em todos os empreendimentos desta região. Os itens de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e outros relativos à segurança do trabalhador deverão estar inclusos nas Leis Sociais.
 
 - Por determinação da Gepad, todos os itens que incidem em custo no canteiro de obra e não sejam parte da planilha de custo direto deverão ser discriminados à parte. Os itens deverão ser coerentes com o tipo e o porte da obra, e terão de atender as exigências legais, além de serem pagos somente os serviços efetivamente executados. Não será aceito percentual para atender pós-obra. Entendemos que, com a flexibilização do BDI, ele poderá ser absorvido.
 
 A CBIC recomenda às entidades filiadas que procurem a engenharia da Caixa em sua região e imediatamente acertem o percentual de leis sociais incidentes sobre a folha de pagamento. Recomenda ainda, para tornar ágil o processo, que seja ajustado valor da habitação de acordo com quantitativos e preços Sinapi. Problemas de entendimento com as Gidurs locais devem ser informados à CBIC, pelo e-mail vicepresidente@cbic.org.br. Também participaram do encontro, pela Caixa, a superintendente de habitação, Maria Bernadete Coury, o gerente nacional de gestão e padronizações técnicas, Clovis Marcelo Dias Bueno, e o consultor técnico Teotonio Resende.
 
 Fonte: CBIC
 

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.