publicado em 17/10/2025

Encontro debateu como o setor produtivo brasileiro pode contribuir para um futuro de baixas emissões e maior resiliência climática
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, e o vice-presidente de Sustentabilidade da entidade, Nilson Sarti, participaram nesta quarta-feira (15) do evento “Pré-COP30: o papel do setor privado na agenda de clima”, em Brasília. O encontro discutiu como o setor produtivo brasileiro pode contribuir para um futuro de baixas emissões e maior resiliência climática.
Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento reuniu empresários de diversos segmentos, representantes do governo federal e integrantes de missões diplomáticas no país. A iniciativa integra a agenda da Sustainable Business COP (SB COP), programa global que busca fortalecer a presença do setor privado nas negociações climáticas internacionais.
Correia destacou o papel das cidades e da construção civil na transição sustentável. “Mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas. Precisamos pensar em como torná-las mais habitáveis e resilientes às mudanças climáticas, com infraestrutura adequada e práticas de construção sustentáveis”, afirmou.
A CBIC integra o Grupo de Trabalho Cidades Sustentáveis da SB COP, que reúne representantes do setor privado para propor soluções de inovação urbana com menor impacto ambiental. Correia ocupa a posição de Deputy Chair (vice-presidente) do grupo, que atua em três frentes: energia e saneamento, mobilidade urbana e logística, e planejamento e infraestrutura.
Segundo Sarti, um dos principais desafios para as cidades brasileiras é reduzir o déficit habitacional, ampliando o acesso a serviços essenciais em áreas vulneráveis. “A construção é um ator central para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e impulsionar uma economia de baixo carbono”, disse o vice-presidente.
Fonte: CBIC












