Caixa vai reduzir juros para financiamento imobiliário

publicado em 21/03/2018

A Caixa Econômica Federal vai reduzir os juros para financiamento de imóveis com recursos da poupança. Até o fim da próxima semana, a instituição divulgará seu balanço, com resultados e o anúncio de alterações. Atualmente, o conselho do banco está estudando a movimentação do mercado e deve alinhar suas taxas.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, acredita que a diminuição das taxas será positiva para a população. "Baixar juros é sinônimo de melhorar o poder aquisitivo das pessoas. Quando os bancos diminuem os juros, eles reduzem também as prestações do imóvel a serem pagas, tornando, assim, o financiamento mais acessível", ressaltou.

Para 2018, a Caixa tem um orçamento de R$ 82,1 bilhões para investimentos habitacionais. Destes, R$ 58,8 bilhões são do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); e R$ 12,7 bilhões do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A meta do banco é financiar cerca de 650 mil novas unidades habitacionais nos próximos anos, especialmente no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).

O presidente da CBIC aponta que o banco ainda tem certas limitações com a capitalização: "A Caixa é impedida de colocar o pé no acelerador, como as outras instituições fazem. E isso a impossibilita de se capitalizar mais. Com essa nova política, existe um compromisso do governo de que o lucro vai ser inteiramente capitalizado. A medida é uma necessidade para o banco. Se não fizer, a Caixa não se sustenta".

(Com informações do Correio Braziliense)

Fonte: CBIC