Notícias Indústria Imobiliária

Bolsonaro sanciona criação do programa Casa Verde Amarela

publicado em 13/01/2021

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (12), com vetos, a Medida Provisória (MP) que cria o programa Casa Verde e Amarela, nova política habitacional do governo federal. O projeto foi lançado no ano passado para substituir o programa Minha Casa Minha Vida. Depois de tramitar por alguns meses pelo Congresso, ele foi aprovado em dezembro pelo Senado.  O novo programa regulamenta a concessão de financiamento e subsídio para a compra da casa própria, com foco em famílias de áreas urbanas com renda mensal de até R$ 7 mil. Nas áreas rurais, o foco são famílias com renda anual de até R$ 84 mil.

A meta do governo é atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda com financiamento habitacional até 2024, um incremento de 350 mil residências em relação ao que se conseguiria atender com os parâmetros atuais. Isso será possível em função de negociações com o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que subsidia o programa, e com a Caixa Econômica Federal, que é o agente financeiro.

Bolsonaro vetou um dos dispositivos incluídos pelos parlamentares na nova lei, que estendia ao programa Casa Verde e Amarela as regras do regime tributário aplicáveis às construtoras atualmente submetidas ao regramento do Minha Casa Minha Vida. Esse regime tributário diferenciado prevê o recolhimento unificado de tributos equivalente a 4% da receita mensal auferida pelo contrato de construção. A lei sancionada com veto será publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (13).

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Gazeta do Povo