publicado em 23/09/2009
Arquitetura de empreendimentos foi tema de debate no Sinduscon
A importância dos projetos arquitetônicos de empreendimentos imobiliários foi amplamente debatida no dia 22 de setembro, em evento do Sebrae-PR, realizado no Sinduscon-PR. Gustavo Selig, da Hestia Construções; de Eviete Dácol, sócia-diretora do Grupo Inove; Diacuy de Mesquita Fialho Crema, engenheira especializada em paisagismo; Elaine Zanon, vice-presidente da Asbea-PR, e Waldeny Fiuza, do escritório Doria Lopes Fiuza Arquitetos Associados foram os especialistas convidados para opinar sobre o assunto.
Marcos Kahtalian, consultor do Sinduscon-PR, mediou o debate e iniciou o evento pontuando o que motivou o Sebrae-PR a abordar este tema. ?Nos últimos dois anos, o mercado curitibano cresceu consideravelmente. A capital paranaense estava habituada a lançar aproximadamente duas mil novas unidades habitacionais por ano, número que passou para sete ou oito mil, nos últimos dois anos. Além disso, as pessoas voltaram a comprar na planta. Então, com esta efervescência do mercado imobiliário, consideramos pertinente discutir e analisar de que forma a arquitetura pode influenciar no desempenho destes novos empreendimentos?, destaca.
Pontos de vista
Na avaliação de *Gustavo Selig*, hoje o consumidor está bem mais exigente. ?Antigamente, as empresas lançavam empreendimentos imobiliários em determinado bairro se valendo da necessidade de novas moradias na tal região. Hoje em dia isso não funciona mais, tivemos de rever nossos conceitos e nos adaptar a este novo cliente. O sucesso das vendas está diretamente ligado a todo um trabalho de inteligência de mercado, de análise mais criteriosa do bairro, dos serviços disponíveis no entorno, enfim, uma série de questões que levam de 4 a 5 meses de estudo?, considera.
Na visão da paisagista *Diacuy Crema*, no processo de concepção de um novo empreendimento é muito importante a integração de uma equipe multidisciplinar. ?Hoje é imprescindível uma visão do todo, de forma sistêmica e harmônica, para conseguir chegar num produto mais funcional e criativo, que atenda aos anseios do público. Na minha área, em especifico, os investidores estão percebendo, que paisagismo é relevante não apenas para produtos de alto padrão, mas como também para os econômicos, porque todo cliente busca por um lar, por um lugar bacana para morar?, frisa.
Com relação aos apartamentos decorados, *Eviete Dácol* salienta que é importante os construtores/incorporadores avaliarem, no momento de pensar no ponto de venda, em abranger mais de um estilo arquitetônico. ?Estudos internacionais apontam que há quatro perfis temáticos para se basear ? natural, contemporâneo, clássico e vintage (retrô). Como cada um tem seu gosto, a mesma família pode conter pessoas com estilos e preferências distintas neste sentido. Por isso é importante oferecer mais opções de escolha para os clientes, por se tratarem de detalhes que definem ou motivem a compra?, avalia.
Em sua explanação, *Elaine Zanon* apresentou a linha de atuação de seu escritório de arquitetura e concordou com a opinião dos demais debatedores. Ela acrescentou que ?hoje em dia não há mais espaço para amadorismo e achismo. As empresas precisam contar com uma equipe multidisciplinar, elaborar um bom planejamento e fazer pesquisa para entender a necessidade e desejos do cliente. Vale ressaltar também que é muito importante haver integração dos projetos, porque às vezes o investidor já chega com algo pronto para o escritório de arquitetura, o que demanda habilidade para compatibilizar projetos?, salienta.