Aprovada pesquisa sobre Revisão do CUB a ser aplicada pelos Sinduscons

publicado em 06/06/2017

OLHO O CUB/m² é calculado atendendo a determinação da Lei 4.591/1964. A última revisão metodológica do CUB ocorreu em 2006.

Ocorreu no 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) a primeira reunião de trabalho da Comissão de Estudos ABNT/CE-002:139.13, sobre o processo de revisão da NBR 12.721: 2006, que estabelece a metodologia do Custo Unitário Básico (CUB/m²), indicador imprescindível para o registro das incorporações imobiliárias.

O encontro contou com a presença de representantes de 20 Sindicatos da Indústria da Construção Civil aos quais cabe o cálculo e divulgação mensal do CUB/m², por força legal.

A variação mensal do CUB é utilizada em várias partes do Brasil como indicador setorial, servindo como parâmetro de custos nos contratos habitacionais, além de ser utilizado para o registro das incorporações imobiliárias junto aos cartórios de registro de imóveis.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) calcula um CUB/m² médio nacional, e divulga em seu Banco de Dados, com o objetivo de acompanhar as evoluções regionais e os preços de seus componentes.

De acordo com os coordenadores do fórum Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos e Daniel Furletti, a presença maciça dos Sinduscons foi muito importante para a definição do trabalho.

O objetivo era sair com a minuta da consulta técnica pronta, para aplicação em nível nacional e conhecer os projetos-padrão que vão compor o cálculo. "A reunião não foi para definir a nova metodologia, mas para formatar um questionário para uma consulta técnica prática, que será aplicada pelos Sinduscons em todo o país", explicou Vasconcelos.

O Banco de Dados encaminhará o questionário definido aos Sinduscons, que terão 30 dias para aplicação da pesquisa. Em princípio, o resultado deverá ser divulgado entre final de julho e início de agosto.

Segundo Ieda, a atualização da metodologia de cálculo orçamentário das obras ocorre sempre por uma demanda do setor, "tendo em vista, principalmente, a evolução dos processos construtivos, dos projetos e da norma de desempenho de materiais". O CUB/m² é calculado atendendo a determinação da Lei 4.591/1964. A última revisão metodológica do CUB ocorreu em 2006.

Este projeto é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização do SENAI Nacional.

Fonte: CBIC