Apenas 0,4% dos trabalhadores da construção infectados com a COVID-19 precisaram de internação hospitalar

publicado em 25/03/2021

O Sinduscon-PR realizou uma pesquisa na semana passada para conhecer o impacto da pandemia na indústria da construção. O levantamento comprova que o setor não é foco de transmissão do vírus: em um universo de quase 17 mil trabalhadores que atuam em empresas associadas à entidade, menos de 5,9% foram infectados pela Covid-19, uma taxa de infecção 32% inferior a de Curitiba em geral (167 mil infectados), o que representa 8,6% da população. E menos de 0,4% dos trabalhadores da construção precisou de internação hospitalar.

Este resultado sinaliza o quanto as empresas tiveram papel relevante na prestação de orientações aos seus funcionários sobre as medidas básicas necessárias para evitar a transmissão do vírus, não apenas na atividade laboral, mas também em casa, no ambiente familiar.

Desde o início da pandemia, as empresas vêm realizando uma série de ações para combater a Covid-19, como: restrição para funcionários de grupo de risco, escalonamento de horários para refeição, vestiários, entrada e saída de colaboradores, transporte especial (uber, carona solidária, transporte fretado) para evitar o transporte público, medição de temperatura, reforço de higiene (álcool gel, banheiros extras), distribuição de material orientativo, fornecimento e obrigatoriedade de uso de máscara (além da máscara de EPI).