94º ENIC buscará soluções para o desafio da falta de mão de obra qualificada na indústria da construção

publicado em 17/06/2022

A indústria da construção civil tem demandado muita mão de obra técnica capacitada – carpinteiros, pedreiros, azulejistas, eletricistas, entre outros – e o setor tem percebido dificuldade na contratação desse profissional. Pensando nisso, o 94º Enic | Engenharia & Negócios promoverá um painel específico sobre Capacitação de mão de obra – Desafios e soluções. O debate será na próxima quarta-feira (22/06), às 18h.

“Temos percebido que no mercado de fato é difícil contratar esse profissional. Ou seja, existe profissional, mas não existe profissional capacitado disponível”, frisou o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

Mediado por Fernando Guedes, para o debate foram convidados:

• Felipe Esteves Morgado, gerente executivo no Senai
  • Altamiro Perdoná, presidente da Contricom
  • Ronalto Cury de Capua, vice-presdiente do Sinduscon-SP
  • Raimundo Salvador da Costa Braz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICOMBE)

Neste painel, segundo o executivo, a conversa com o Senai será para entender o que está sendo feito para atender a demanda do setor; com empresas que têm programas de capacitação interna de mão de obra para mostrar suas experiências, e com representante dos trabalhadores para saber qual a visão deles em relação a essa questão da capacitação.

“O tema é muito importante. É uma demanda forte das empresas e que precisamos, em cima desses desafios, buscar soluções”, frisou Guedes.

Para participar do painel e acompanhar essa importante conversa, basta se inscrever. O evento será 100% online e gratuito. Acesse a programação completa dos seus quatro dias (20 a 23/06).

Contamos com sua participação!

O 94º ENIC é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização do Sesi, Senai e patrocínio do Sebrae, Confea, Mútua, AltoQI, SoftwareONE, CV, Sienge e Caixa Econômica Federal.

Fonte CBIC