3ª pesquisa revela que medidas para evitar Covid-19 em canteiros de obra são eficazes

publicado em 02/06/2021

A terceira pesquisa realizada pelo Sinduscon-PR para conhecer os impactos da pandemia do coronavírus nas empresas associadas revela que, num universo de 507 obras e 7.800 trabalhadores, 2,9% foram infectados e apenas 0,3% precisaram de internação hospitalar, nos meses de abril e maio deste ano.

Assim como nas duas primeiras edições da pesquisa, este novo levantamento aponta que a indústria da construção civil não é foco de transmissão da Covid-19. Desde que teve início a pandemia no ano passado, as empresas vêm cumprindo com um papel importante ao prestar orientações aos funcionários sobre as medidas básicas necessárias para evitar a transmissão do vírus, não apenas na atividade laboral, mas também em casa, no ambiente familiar.

"Manter a construção na lista de atividades essenciais foi uma decisão assertiva pois nos canteiros de obras os trabalhadores seguem rigorosamente as medidas necessárias para evitar o contágio. Com o lockdown em março, houve aumento no número de infectados no setor pois em casa as pessoas se reúnem com amigos e familiares, relaxam os cuidados e acabam favorecendo a transmissão do vírus", destaca Rodrigo José Assis, presidente do Sinduscon-PR.

Nas empresas associadas, além de informação para os trabalhadores, também foram implementadas medidas para combater a Covid-19, como:

- Afastamento/restrição para funcionários que integram grupos de risco;

- Escalonamento de horários para as refeições, vestiários, entrada e saída de colaboradores;

- Utilização de transporte especial (aplicativos como Uber, carona solidária, transporte fretado) para evitar o transporte público;

- Medição de temperatura;

- Reforço de higiene (disponibilização de álcool gel em vários setores da empresa e instalação de banheiros extras);

- Distribuição de material orientativo;

- Fornecimento e obrigatoriedade de uso de máscaras (além da máscara de EPI).

O presidente do Sinduscon-PR reforça que no site da entidade há diversos materiais orientativos para que as empresas possam utilizar em suas organizações.

Acesse

www.sindusconpr.com.br/orientacoes-coronavirus