Notícias Notícias do Setor

2º Café com Síndicos & Construtores Brbrasis

publicado em 29/11/2017

Image title

Nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, ocorre o 2º Café com Síndicos & Construtores Brbrasis, das 18h30 às 22h30, na Sede Social do Sinduscon-PR,  localizada no bairro Centro Cívico. O evento é uma organização da Brbrasis Condomínios - Agência Nacional de Pesquisa e Assessoria do Sindico Profissional de Alto Desempenho - Escola de formação de síndicos e do Clube Síndico Profissional - Coletivo Nacional de Síndicos do Brasil conta com o apoio da Asbea-pr, Senge-pr e Sinduscon-PR.

A reunião visa unir síndicos profissionais, síndicos moradores com arquitetos e engenheiros numa iniciativa inédita focada exclusivamente num ciclo de debates sobre a melhor gestão de obras em condomínios.

Em complemento ao tema, na ocasião, a AsBEA-PR irá lançar o Manual Prático de Condomínios, uma  cartilha que objetiva orientar os síndicos e moradores da importância da contratação de um profissional habilitado para execução das atividades de obras em condomínios. "Estamos muito felizes pela parceria com a Asbea, nossos síndicos moradores e síndicos profissionais precisam desta troca de experiências para uma gestão cada dia mais eficiente dos condomínios de Curitiba", diz Eli Antonelli coordenadora do Clube Síndico Profissional.

O morador/condômino compra seu apartamento seu sonho da construtora e esta tem a missão de fazer a melhor entrega. Após o síndico/administrar é responsável por manter e zelar deste sonho da melhor forma possível. Os problemas com obras são imensos se não cuidados pelos gestores do condomínio.

Visando facilitar cada dia mais o trabalho de quem administra condomínio a Brbrasis Condomínios convidou grandes especialistas para conversar sobre uma entrega de empreendimento de excelência.

O evento ocorrerá em Curitiba a cada 3 meses sempre recebendo as melhores construtoras do Estado. Na primeira edição ocorrida em 17/08 foi a vez da Thá Construtora, nesta edição o grupo recebe a LAGUNA uma das melhores do Brasil além dos arquitetos e engenheiros que farão um bate papo com o público participante composto de síndicos e administradores de condomínios.


Manual Prático de Condomínios

O Manual Prático de Condomínios é uma cartilha detalhada e estruturada pelo Grupo de Trabalho de Interiores da AsBEA/PR que ressalta a importância de da importância da contratação de um profissional habilitado para execução das atividades de obras em condomínios.

Toda obra em unidades privativas em condomínio deve ser iniciada com um bom projeto de arquitetura de interiores, desenvolvido por um arquiteto que assume a responsabilidade pelo projeto e ou execução da obra através de uma RRT – Registro de Responsabilidade Técnica - junto ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) do seu estado.

“Somente um arquiteto de interiores pode ser responsável tanto pelo planejamento da funcionalidade, conforto e estética dos ambientes, como pelo cumprimento da legislação (legislação urbanística, normas técnicas de prevenção de incêndios e acessibilidade, entre outras) e aspectos construtivos como alterações de alvenarias e instalações”, destaca Karen Camiliotti.


Regramento exige trabalho profissional de arquitetura

A Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280), um dos mais importantes regramentos do mundo condominial, diz que o síndico é o responsável legal da edificação, mas com as novas alterações, cabe ao condômino ou responsável legal pela unidade, fornecer documentação ao síndico para a execução de obras de reformas dentro de sua unidade - e não sendo mais obrigação do síndico.

Portanto, passa a ser responsabilidade do proprietário ou morador, a contratação de um profissional habilitado, no caso um arquiteto, o qual deve ser o responsável técnico pelas alterações executadas no local e por cumprir o plano de reforma, e todas as regras internas que possam impactar no bem-estar e segurança das pessoas, sistemas e da edificação como um todo.

Ao síndico cabe cobrar, checar se toda a documentação foi entregue e guardar os documentos, além de “ficar de olho” para que se execute o que foi previamente combinado.

A norma ainda enfatiza a importância do profissional de projeto no processo da reforma, ao exigir a elaboração do plano de reforma e a apresentação de um registro de responsabilidade pela obra (RRT ou ART). Este guia tem por objetivo esclarecer e orientar síndicos, condôminos e profissionais na elaboração de projetos, em sua aprovação e em sua execução de obras ou reformas, nas unidades privativas e nas áreas comuns dos condomínios.

Local: Sinduscon-PR (Rua da Glória, 175, Centro Cívico)

Inscreva-se e participe: https://goo.gl/XFoa7b

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.