Notícias Notícias do Setor

Sinduscon-Pelotas propõe soluções e define oportunidades para o setor da Construção Civil

publicado em 23/11/2015

Image title

Convictos de que o momento de adversidade econômica é passageiro e sugere mudanças em todas as estruturas, cerca de 120 construtores e representantes da cadeia produtiva do setor participaram ontem (19) da 19ª edição do Seminário Regional da Qualidade e Produtividade na Construção Civil, em Pelotas. Promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região a atividade ocorreu nas dependências do Tourist Executive Hotel durante manhã e tarde, em que participaram palestrantes de renome do centro do País.

Durante a abertura, o prefeito municipal Eduardo Leite (PSDB) destacou a importância do setor no contexto de desenvolvimento municipal: "o segmento que mais gera emprego. É de suma relevância para a cidade", disse, enfatizando os números já alcançados e o firme propósito da administração municipal em respaldar as ações projetadas. Ele citou inovações em sua administração como o EdificaPel que veio para agilizar a tramitação de processos junto à estrutura de secretarias municipais.

Já o presidente Ricardo Ferreira falou na importância das conexões que estão sendo estabelecidas pelo sindicato adiantando que o trabalho iniciado no seminário terá continuidade para a projeção de soluções inovadoras que atendam o propósito das empresas e das pessoas, entendendo as necessidades, expectativas e aspirações para o futuro. "Acredito que podemos fazer a diferença desenvolvendo um processo intencional para chegar ao novo, com soluções criativas que gerem um impacto positivo em nossa comunidade", disse.

O primeiro tema debatido: Estratégia empresarial, inovação, governança e tecnologias nas empresas foi apresentado pelo engenheiro Luiz Henrique Ceotto, diretor da Tishman Speyer, de São Paulo. Ao prever que a retomada do crescimento econômico ocorrerá a partir de 2018, Ceotto disse acreditar que as obras de infraestrutura devem alavancar o processo: ?não partirá do mercado imobiliário. Por isso, é preciso revisar gestão, investir na inovação e na racionalização de atividades para enfrentar estes próximos anos?, sugeriu.

Já o vice-presidente de área técnica do Sinduscon-Paraná, Euclésio Finatti relacionou os mercados para o setor e os entraves que precisam ser superados pelos empreendedores, tanto aqui em Pelotas como no Paraná. Ao mostrar o formato de atuação de seu sindicato chamou a atenção para a importância da articulação empresarial em prol do coletivo. "O relacionamento com as mais diversas instâncias do Poder é fundamental para o desempenho de nosso setor, uma vez que ele é dependente de uma série de fatores. São as organizações que precisam estar atentas e fomentar essas conexões, exatamente como vejo que os empresários locais estão fazendo", disse.

Como forma de trabalhar o subconsciente dos participantes, a coordenação do seminário buscou o expertise da Yogoterapeuta Gabriela Frantz, especialista em trabalhos junto ao ambiente empresarial e qualidade de vida para despertar o desejo de mudanças, o espírito investigativo e a motivação pela construção de um novo cenário. A dinâmica de grupo ocorreu durante toda a tarde trabalhando com os ?porquês? entre a plateia. No encerramento, a unanimidade ficou estabelecida na geração de comprometimentos em realizar mudanças. O evento, no entanto, não será finalizado sem que antes ocorra o trabalho de compilação de dados para o perfeito entendimento das necessidades dos construtores e identificação de padrões que deverão levar a identificação de novas oportunidades e à criação de soluções eficientes.

Compartilhe


Publicidade
Construsul BC - 2024 - Interno

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.