Sesi e Seconci oficializam parceria para ampliar serviços à indústria da construção civil

publicado em 14/09/2015

Image title                   Fares, Gizzi, Campagnolo e Finatti, durante assinatura do convênio (Foto: Gelson Bampi)

Parceria possibilitará que mais empresas do setor sejam atendidas na área de saúde e segurança no trabalho

O Sesi no Paraná e o Seconci-PR braço social do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) oficializaram na última quinta-feira (10) uma parceria que vai ampliar o atendimento às empresas do setor na área de saúde e segurança no trabalho. Pelo acordo, serviços do Seconci que hoje são oferecidos quase que exclusivamente em Curitiba e Região Metropolitana serão levados a outras cidades do Estado, utilizando a capilaridade do Sesi.

Atualmente, a área de atuação do Seconci-PR abrange 232 municípios, onde estão instaladas cerca de 9 mil empresas de construção civil. Por ser uma área muito extensa, não conseguimos atender as empresas de nossa base que estão mais distantes de Curitiba?, explicou o vice-presidente de área técnica do Sinduscon-PR, Euclesio Finatti. Hoje, apenas 450 de todas essas empresas são associadas e se utilizam do atendimento do Seconci-PR. Elas empregam aproximadamente 12 mil trabalhadores. Com este convênio com o Sesi, nossa expectativa é que, em um ano, tenhamos de 25% a 30% mais empresas atendidas por nossos serviços, completou.

Isso será possível principalmente com a utilização de estruturas e de técnicos do Sesi espalhados por todo o Estado. Por meio do Sesi, ofereceremos os mesmos serviços que os associados do Seconci-PR já utilizam em Curitiba, com as mesmas condições de pagamento, disse Finatti. Entre esses serviços estão o diagnóstico das condições de segurança de canteiros de obras das construtoras e capacitações para os trabalhadores em relação a esse tema. Nas empresas que já são atendidas pelo Seconci-PR, registramos uma redução de mais de 50% no número de acidentes. Queremos possibilitar que essa redução ocorra também em empresas de outras regiões do Paraná?, concluiu.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, destacou que a possibilidade de ampliar a oferta de serviços do Seconci-PR é uma forma de aumentar a produtividade das empresas de construção civil. O Sistema Fiep se sente honrado de, através do Sesi, possibilitar que mais empresas possam ser atendidas com esses importantes serviços. Garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores significa mantê-los produtivos, o que certamente vai se refletir nos resultados das empresas, disse Campagnolo.

Para o presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi, a parceria trará benefícios não apenas para as empresas do setor, mas para toda a sociedade. Mais do que a questão econômica, o que é relevante nesse trabalho é a questão social?, declarou.

Também participaram da assinatura do convênio o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares, e a gerente da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, Maria Aparecida Lopes.