Prefeito Rafael Greca faz balanço da gestão em reunião do Sinduscon Paraná

publicado em 06/04/2017

O prefeito Rafael Greca esteve no Sinduscon Paraná, no dia 4 de abril, onde fez um balanço dos quase cem dias de gestão. Greca foi convidado pelo novo presidente do Sinduscon, Sérgio Crema, e também apresentou o plano de recuperação proposto para Curitiba.

“Estamos empenhados em fazer o possível para reerguer a cidade”, garantiu Greca, depois de afirmar que recebeu Curitiba na dramática condição de “terra arrasada” pela gestão do prefeito antecessor. Segundo ele, “a Prefeitura está quebrada e Curitiba, à beira do abismo” - daí a necessidade das medidas previstas em seu plano de recuperação. “Sem isso não teremos nem como pagar os servidores”, completou ele aos cerca de 150 representantes setoriais que lotaram o auditório do sindicato.

O prefeito comentou que em menos de 100 dias de gestão foi possível fazer intervenções necessárias para recuperar a identidade da cidade e dos curitibanos. “Demos início ao grande Tudo Limpo (para recuperação de calçadas e monumentos). Removemos o abandono e trouxemos as crianças para brincar, de novo, no parquinho da Praça Osório. Não gastamos nem R$ 5 mil e vamos fazer o mesmo em outros locais”, exemplificou.

Na parte de infraestrutura da cidade, Greca retomou obras paralisadas, reabriu a usina de asfalto do Abranches e fez um mutirão de iluminação pública.

Sobre os temas de interesse imediato dos empresários da construção civil que o ouviam, o prefeito afirmou que os ajustes propostos pouco mexerão na área tributária. Ele disse que fará apenas uma intervenção pontual no ITBI - o imposto referente à transferência da titularidade de imóveis. “Esse imposto, e só ele, vai passar de 2,4% para 2,7%, mas só para os imóveis avaliados entre R$ 140 mil e R$ 300 mil”.

Greca também pontuou que está providenciando o Alvará Fácil, para tornar mais rápida a documentação autorizando obras. A iniciativa agrada porque, de acordo com o presidente do Sinduscon, em muitos casos o tempo despendido para viabilizar a documentação ficava próximo do necessário para a execução da obra.