Dia de festa reúne trabalhadores da construção em Curitiba

publicado em 25/08/2015

Dia de festa reúne trabalhadores da construção em Curitiba

Aproximadamente 1.500 pessoas prestigiaram a 9ª edição do Dia Nacional da Construção Social, realizado no dia 22 de agosto pelo Sinduscon-PR, em parceria com o Sesi-PR. O principal objetivo do evento, que acontece simultaneamente em todo o Brasil, é sensibilizar a opinião pública e os empresários sobre o papel do trabalhador do setor para o crescimento econômico e social do Brasil.

O presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi, destacou o tema deste ano ?Jovem - quer mudar o mundo: Mãos a Obra? e a participação dos jovens no evento. ?Precisamos que todos vejam a indústria da construção como um setor atrativo para a carreira profissional. É motivo de orgulho olhar uma grande obra da engenharia e dizer: eu ajudei a construir!?, frisa.

O presidente da FIEP, Edson Campagnolo, cumprimentou a todos os trabalhadores, enaltecendo o papel destes profissionais na construção de novas moradias, realizando o sonho de milhares de famílias. ?O Sistema FIEP está aqui para dar todo suporte necessário, oferecendo uma série de cursos de qualificação e aperfeiçoamento?, diz.

A abertura do evento contou ainda com a participação do supervisor de logística da empresa Lavitta, Orlei Ludvichak, que prestou depoimento sobre o que representa para ele trabalhar no setor. ?Consegui o emprego ainda muito jovem, nem qualificação eu tinha, mas a empresa me deu oportunidade de estudar, crescer profissionalmente e tudo que eu conquistei na vida, é graças à construção?, orgulha-se.

Os visitantes puderam participar de sorteios de diversos prêmios entre eletrônicos, bicicletas, e até ingressos para o show da cantora americana, Kety Perry. A sortuda foi Ana Rosa Pereira da Costa Souza, que trabalha há dois anos e meio na empresa Vanguard, como servente de obra.  Houve também sorteios de ingressos para o show do Luan Santana, oficina de grafite e tênis, jogos (tênis de mesa, sinuca, pebolim), torneio de truco, camas elásticas e piscinas de bolinhas, além de apresentações de dança, humor e música.

Quem está em busca de se inserir no mercado de trabalho, teve a oportunidade de se cadastrar no Banco de Empregos criado pelo Sinduscon-PR e ainda, se inscrever nos cursos de qualificação do Sesi-PR.

Como já é tradição, o Dia Nacional promoveu o concurso Mascote da Construção Civil que contou com a participação de oito crianças devidamente caracterizadas. Toni Edson Ferreira Alexandre, filho de um trabalhador da empresa Estilo, se vestiu de pedreiro e foi o grande vencedor da competição. Com apenas 10 anos, o Mascote surpreendeu a todos ao encerrar o concurso com uma poesia feita por ele.

Através do arquiteto
O projeto é elaborado
E para que tudo dê certo
Ele trabalha com cuidado.

Depois o engenheiro
Analisa o projeto
Entrega ao mestre de obras
E acompanha tudo de perto.

O mestre por sua vez
Vai o mesmo executar
Junto com uma grande equipe
Que agora irá formar.