Notícias Notícias do Setor

Pelo oitavo mês consecutivo, construção registra resultados positivos no mercado de trabalho

publicado em 30/09/2025

Image title

A construção criou, em agosto de 2025, 17.328 novos empregos com carteira assinada e registrou, pelo oitavo mês consecutivo, resultados positivos no mercado de trabalho. São 3,052 milhões de trabalhadores formais, de acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, um número que é bem próximo do seu recorde histórico (3,074 milhões) alcançado em outubro de 2013.

“A construção continua gerando novos empregos formais, o que é muito importante não só para o setor, mas também para o Brasil”, afirma Ieda Vasconcelos, economista chefe da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Por segmento observa-se que, em agosto, foram registrados 7.001 novos postos na Construção de Edifícios, 5.072 nas Obras de Infraestrutura e 5.255 nos Serviços Especializados para a Construção.

De acordo com a economista, o processo produtivo no setor é longo, ou seja, os lançamentos e as vendas de anos mais recentes continuam gerando novos postos de trabalho. No entanto, o setor continua preocupado com o cenário caracterizado por um alto patamar de juros, que pode inibir ou adiar novos investimentos.

De janeiro a agosto deste ano, a construção já criou 194.545 novos postos de trabalho, o que correspondeu a 12,95% do total das novas vagas geradas no país (1,501 milhão) nesse período. Em iguais meses do ano anterior foram gerados 214.676 novos empregos.

Fonte: CBIC

Compartilhe


Publicidade

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.