Notícias Notícias do Setor

Sinduscon-PR comemora 74 anos com análise política e econômica do Brasil

publicado em 09/07/2018

Image title

O evento contou com a presença do cientista político, Leonardo Barreto

A comemoração dos 74 anos do Sinduscon Paraná, realizada no dia 4 de junho, teve como pano de fundo o cenário político e econômico do Brasil. O evento contou com a presença do cientista político Leonardo Barreto que falou sobre "Eleições 2018, perspectivas políticas e econômicas para o Paraná e o Brasil".

O especialista no assunto afirmou, "essa é uma eleição onde há muita coisa em jogo e visões muito distintas disputando a preferência das pessoas. Os empresários precisam ler o cenário estratégico para tomar suas decisões de negócios".

O cenário aponta para um brasileiro que hoje se sente injustiçado por erros ou corrupção da classe política. "Nesse sentido, não se opera um nível de racionalidade. As pessoas acabam querendo vingança, se tornam mais emotiva, o que os leva a responsabilizar a política por tudo. Isso retira muito a qualidade e a possibilidade de debate econômico que é necessário", avalia.

Outra questão levantada por Leonardo diz respeito ao ambiente de debate. Ele ressalta que as pessoas não querem escutar nada que envolva sacrifício da parte delas. Sendo assim, acabam por votar em alguém que possa significar agressão ao sistema político.

No entanto, o que se refere às questões econômicas, o cientista político alerta para propostas que não estejam avaliando o cenário brasileiro. "A Fazenda está tentando pautar o debate, o processo eleitoral. O que quer dizer que há restrição fiscal extrema, então não adianta os candidatos chegarem com propostas muito avassaladoras", pontua. Ele afirma ainda que, a expectativa de melhoria no cenário é apenas no 4º ano do próximo governo, ou seja, ele já nascerá comprometido.

Ele afirma que o Brasil está num momento de inflexão na história do País, que chama muito a responsabilidade das pessoas. "As sociedades mais ativas, mais importantes, são as sociedades que têm mais associações. Porque elas reduzem o custo da ação política. Como no Sinduscon, que abre o debate e faz com que empresários participem das ações, das discussões. Então o processo passa fundamentalmente pelas associações", encerra.

Fotos: Valterci Santos

Arquivos para Download

Arquivo Tipo
Apresentação Leonardo Barreto PDF DOWNLOAD

Compartilhe


Publicidade
Construsul BC - 2024 - Interno

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.