Rodada de Negócios aproxima pequenas empresas de grandes construtoras

publicado em 27/11/2017

Aproximar pequenos fornecedores, de Curitiba e região, de grandes e médias construtoras, para um evento de networking e mercado. Esse foi o objetivo da 11ª Rodada de Negócios do Projeto de Potencialização da Construção Civil do Sebrae/PR, em parceria com o Sinduscon-PR. Durante a última quinta-feira (23), 60 micro e pequenos fornecedores locais puderam apresentar seus produtos e serviços a 20 compradores âncoras, algumas de abrangência nacional, como a MRV.

"Em um dia só, oportunizamos a essas micro e pequenas empresas conversarem com vários potenciais compradores, trabalho que levariam meses para fazer. Além dessas parcerias e do networking que realizam entre eles na Rodada, também é uma oportunidade de empresários conhecerem mais o trabalho do Sebrae e fortalecer nosso relacionamento", explica a consultora do Sebrae/PR Adriana Kalinowski, coordenadora do projeto da Construção Civil na região de Curitiba.

"Estamos muito felizes com essa edição da Rodada de Negócios. As empresas puderam negociar com fornecedores num ambiente propício para geração de novos negócios. No atual momento econômico do País é fundamental esse tipo de ação que visa estimular o desenvolvimento do setor e promover uma aproximação dos elos da cadeira produtiva", ressalta o presidente do Sinduscon-PR, Sérgio Crema.

O foco na construção civil foi o grande diferencial da Rodada, na opinião de Alejandro Diaz, da Klauzer Box, que trabalha com vidros e esquadrias. "Já participei de rodadas com compradores mais diversificados, de outros nichos, em que a necessidade do nosso produto era esporádica. Aqui, estamos todos falando o mesmo idioma, todos têm as mesmas necessidades, o que amplia a possibilidade de realizar bons negócios", comemora.

Ana Carolina Tigrinho Fagundes, da Qualyjet, esteve no evento para apresentar os serviços de corte por jato de água, um diferencial desconhecido por algumas empreiteiras do setor. "Conseguimos cortar qualquer material, sem limitações, e com perda muito pequena. As rodadas são interessantes para mostrarmos o nosso serviço, que nem todos conhecem. Agora é continuar as negociações, os retornos costumam ser mais demorados na construção civil, porque depende do calendário das obras", conta.

Embora já tenha fornecedores fixos, Francisco Mocochinski Neto, da Casteval, uma das construtoras âncoras convidadas, afirma que costuma fazer cotações quando percebe muita diferença nos preços. "Conversando com as empresas aqui, já percebi que algumas têm preço menor do que conseguimos hoje. Também tem muito produto que não tínhamos conhecimento e vão servir para as nossas obras", diz.

Uma das âncoras mais requisitadas na Rodada foi a MRV Engenharia, construtora do programa Minha Casa Minha Vida. Karina Belli, do setor de compras para os estados de Paraná e Santa Catarina, conta ter conversado com quase 40 fornecedores no evento. "Pegamos todos os contatos e vamos compartilhar não só com o Compras local, mas com a equipe nacional. Alguns produtos, como portas e pisos, podem ser fornecidos nacionalmente pelas empresas daqui. Então, entramos em contato posteriormente, com cada um que conversamos, para continuar a negociação", explica.