Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná

Sinduscon-PR

Contribuição Sindical 2016
Seconci-PR

Notícias

Largo José Knopfholz ganha projeto moderno e sustentável

atualizado em 10/11/2017

Image title

O Largo José Knopfholz, praça anexa ao Sinduscon Corporate, edifício em construção no bairro Centro Cívico, irá passar por uma grande transformação. O espaço acaba de ganhar um projeto de revitalização moderno e que contempla um ambiente agradável para moradores e visitantes da região.

Com a construção do novo prédio, o Sinduscon Paraná adotou a praça e se comprometeu em revitalizá-la, propondo uma área de convivência para os moradores do entorno. Por isso, em parceria com a Universidade Positivo, a entidade promoveu um concurso para estudantes do terceiro ano de Arquitetura e Urbanismo, a fim de eleger o melhor projeto. Os ganhadores, Luan Bobato Daldim dos Santos e Juliane Vitória Santana da Cruz, agradaram a banca avaliadora: o projeto foi vencido por unanimidade.

“A proposta dos estudantes está muito bem alinhada com o conceito do prédio do Sinduscon Paraná na questão da certificação LEED. Ao mesmo tempo, apresenta uma solução arquitetônica com linguagem atual e moderna”, ressalta a engenheira florestal e paisagista Diacuy Fialho Crema, que foi uma das juradas do concurso.

Um novo espaço para conviver

Com uma linguagem única entre o edifício do Sinduscon e a praça, o conceito ressalta elementos importantes da concepção do Corporate como aproveitamento de materiais, sustentabilidade, geração de energia e menos resíduos.

“Trabalhamos muito com materiais da classe A e B, principalmente concreto e madeira. A partir disso, começamos a propor os mobiliários de concreto para gerar menos desperdício, a utilização da madeira que seria descartada pela obra para a divisão entre o Sinduscon e a praça, além de molde para os móveis”, explica Luan.

Uma das deficiências da praça é o alagamento em dias de chuva, desta forma, a solução encontrada foi criar um jardim de chuva feito com tubos de PVC retirados da obra do prédio. Em período que chove esse recipiente enche e evita que a praça tenha problemas de alagamento, e ainda melhora a qualidade o solo.

Por falta de iluminação, o Largo tem sérios problemas de segurança. O projeto contemplou vários spots de luz em toda a praça e uma inovação ainda não encontrada em praças da capital, que é uma Árvore Solar. Além de gerar energia, ela deixa o espaço bastante iluminado.

“Recriar um espaço que não tinha vida para que as pessoas possam se apropriar, usar com mais confiança foi uma experiência incrível. O novo Largo vai mudar o dia a dia de quem trabalha, mora e até para quem só passa por ali”, comemora Juliane.

Um busto com a imagem do José Knopfholz será colocado com destaque, valorizando a história desse grande personagem paranaense.

Compartilhe


Receba por e-mail!
Cadastre-se e receba nossos informativos.