Responsabilidade Social Educação Profissionalizante

Educação Profissionalizante

Curso de Auxiliar de Eletricidade Predial e Auxiliar de Pedreiro

O curso, que é gratuito aos trabalhadores, irá abordar temas como corte e preparo das paredes (chapisco, emboço, reboco, aplicação de massa corrida e geso), substituição de azulejo e pisos e reparos (trincas e fissuras), carpintaria (noções práticas sobre peças de madeiras, como medir, riscar, serrar, aplainar, esquadrejar, fazer encaixes, colar, pregar, parafusar), uso das ferramentas básicas, ajustes de portas e janelas, substituição e colocação de fechaduras e fechos.

Também há conteúdos de hidráulica, como noções práticas sobre tubos e conexões, medir, serrar, soldar, roscar tubos (PVC, FG e cobre), regulagem de válvulas e desentupimentos. Na parte elétrica, são apresentadas noções práticas sobre componentes, montar, identificar problemas, reparar e substituir, emendar e conectar condutores, identificar fase e neutro. Além disso, os alunos terão aulas de pintura, com noções práticas sobre tintas, preparo das superfícies a serem pintadas e repintadas, aplicação dos tipos de tintas (óleo, esmalte, verniz, PVC e látex).

Os cursos fazem parte das ações de responsabilidade social do Sinduscon-PR, e são oferecidos em parceria com o Sesi/Senai-PR . Informações e inscrições pelo telefone (41) 3271-7777.


Curso de Leitura e Interpretação de Projetos da Construção Civil

O curso de Leitura e Interpretação de Projetos, oferecido pelo Sinduscon-PR, em parceria com o Senai-PR, é destinado aos mestres de obras e profissionais como: carpinteiro, pedreiro e armador.

O curso é gratuito, tem duração de 40 horas, ocorre das 18h40 às 22h10, no SENAI-CIETEP, na Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, sala 230 (andar superior). Cada turma é composta por 20 alunos.

Conteúdo abordado no curso:

O conteúdo abordado é: introdução a geometria; vistas seccionadas; perspectivas; simbologias; escalas/cotas; introdução ao desenho topográfico; planta de situação; planta baixa; corte; fachada; planta coberta; análise de projeto; instalações elétricas; diagrama multifilar; esquemas de entradas monofásicas/ bifásicas/trifásicas; planta elétrica; corte elétrico; instalações hidráulicas e terminologias mais usadas; abreviaturas/conexões mais usadas; detalhamento de caixa d\'água; isométrica de banheiro; planta de esgoto com um ou mais pavimentos; - Planta de esgoto com mais de um pavimento e banheira; ligações de tanque, bidê, chuveiro, pia, motobomba e bacia sinfonada; corte de instalação hidráulica; projeto de água quente e fria, e projeto estrutural.

Mais informações e inscrições com Lidiana pelo telefone (41) – 3051-4355.


Sinduscon-PR e Sesi/Senai-PR lançam Projeto Mulheres Inventando Moda

O Sinduscon-PR, em parceria com o Sesi/Senai-PR, fez a abertura oficial do programa Mulheres Inventando Moda, no dia 30 de maio, no Espaço Sesi, localizado na Cidade Industrial de Curitiba. O curso, que irá formar auxiliares de Manutenção Predial, conta com duas turmas completas, com 25 alunas, e já está com lista de espera para as próximas turmas.

A intenção do programa, segundo o gerente regional do Sesi/Senai em Curitiba e RMC, Ademir Vicente da Silva é valorizar e incentivar a participação de trabalhadoras na atividade da construção civil.

“Quero cumprimentar todas as mulheres que tiveram esta iniciativa, de buscar qualificação profissional, que estão reforçando o alicerce da educação. O setor da construção é um dos mais cresce no País e precisa de mão de obra especializada. Aproveitem bem esta oportunidade, não coloquem barreiras neste caminho de aprendizagem, que certamente vocês mulheres farão a diferença nos canteiros de obras das empresas que as contratarem”, destaca Silva para as aulas.

A presença feminina nos canteiros de obras não é novidade, hoje muitas empresas contratam mulheres, especialmente para atuarem como pintoras e azulejistas. “Duas áreas que precisam de pessoas detalhistas e cuidadosas, habilidades evidentes nas trabalhadoras”, destaca a vice-presidente de Responsabilidade Social do Sinduscon-PR, Mayra Doria Mattana.

O projeto

O projeto nasceu em 2010, por meio de iniciativa do Sistema FIEP, juntamente com a Prefeitura de Londrina e Secretaria da Mulher, onde é oferecido às mulheres da comunidade a valorização do gênero por meio de atividades que proporcionam igualdade e exercício da cidadania, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal das mulheres.

Trata-se de formação para Auxiliar de Manutenção Predial. A intenção é oferecer qualificação profissional para as mulheres, aliada à formação cidadã, a fim de fortalecer a auto-estima e autonomia das participantes. Concomitante ao treinamento, será realizado acompanhamento por meio de avaliação social e as alunas de baixa renda terão transporte subsidiado.

As aulas começaram no dia 30 de maio e prosseguem até 9 de agosto. A formatura será realizada na quinta edição do dia Nacional da Construção Social, no dia 20 de agosto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 30514335.


Qualificação de pedreiros

A construção civil está crescendo em ritmo acelerado, em todo o País. Hoje, é um dos setores que mais emprega, gera renda e movimenta a economia brasileira. E para que estes profissionais estejam devidamente qualificados para o trabalho, é preciso investir cada vez mais em capacitação. Por isso, o Sinduscon-PR formalizou um convênio com o Senai-PR, no dia 7 de junho de 2011, para oferecer cursos de pedreiro, carpinteiro e armador, nos canteiros de obras, sem custo para as empresas associadas à entidade.

O Senai-PR oferecerá os professores, apostilas e certificado de conclusão do curso, enquanto que o Sinduscon-PR indicará as empresas, que providenciarão o espaço nas obras, materiais, ferramentas e demais equipamentos necessários para a viabilização dos cursos.

Ao todo, serão 160 horas/aula, incluindo formação cidadã e prática profissional. As turmas poderão ter de 16 a 20 pessoas, com aulas de segunda a sextas-feiras, 4 horas por dia, no horário que a empresa considerar melhor.

Na avaliação do presidente do Sinduscon-PR, investir em treinamento para os funcionários é valorizar os trabalhadores e permitir que eles tenham mais condições de crescer profissionalmente.

Principais atividades

Dentre as principais atividades práticas desenvolvidas no curso de pedreiro estão: concretagem, alvenaria (com tipos de blocos que a construtora trabalha), revestimentos argamassados (chapisco, emboço e reboco), piso e contrapiso, além de revestimento cerâmico.

Estrutura necessária

Para as atividades práticas, é preciso contar com espaço físico de 80 metros quadrados, ponto de água, energia elétrica (de acordo com as ferramentas elétricas que serão utilizadas nos cursos), materiais e EPIs. Para as aulas teóricas, é preciso um local compatível ao número de participantes, com carteiras e mesas, quadro branco, pincéis e tela para projeção.

Mais informações

As empresas interessadas em obter mais informações sobre o curso de pedreiro podem entrar em contato pelo telefone (41) 30514355, ou mandar e-mail para seconci@sindusconpr.com.br.

Parceiros

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.