Coronavírus: Impactos e desafios para o mercado imobiliário

publicado em 25/03/2020

O coronavírus, também conhecido por COVID-19, é uma realidade no Brasil. Neste momento, é mais do que necessário estarmos atentos às nossas ações para evitarmos a transmissão do vírus. Ainda assim, é extremamente importante manter a calma e agir de forma inteligente.

Tratando do mercado imobiliário, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, explica que há um diálogo entre a entidade com instituições financeiras, de forma a encontrar uma solução para não prejudicar o mercado. Ele aponta que o novo programa de habitação de interesse social pode dar maior espaço de atuação e que há uma possibilidade de maior crédito para as empresas e para as pessoas.

O sócio-diretor da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo comentou sobre a situação:

"O que a gente tem visto do impacto do COVID-19 na economia como um todo, mas sobretudo no mercado imobiliário, é uma mudança de cultura. Algumas coisas em época de crise tendem a mudar a maneira como as pessoas se relacionam. Isso quer dizer que até os canais de venda e de comunicação podem se tornar mais virtuais daqui pra frente, mesmo após o fim da pandemia. Esses são alguns exemplos de como a mudança de hábito que temos visto pode afetar o comportamento do consumidor e do empresariado do setor imobiliário.

É obvio que ainda é muito cedo para planejar e fazer inferências muito distantes de como ficará o nosso mercado. É justamente por isso que, no dia 02/04, será realizada uma palestra online, onde será falado mais do histórico do impacto do COVID-19 no mercado imobiliário brasileiro.

Para tanto, já estamos rodando duas pesquisas paralelas, uma junto ao empresariado do setor, com investidores, loteadores e incorporadores espalhados no Brasil inteiro, para entendermos como o coronavírus está impactando no desejo de investir no setor imobiliário. A segunda pesquisa vem sendo trabalhada com centenas de pessoas que declararam estar interessadas em comprar um imóvel no ano de 2020, para entendermos se o vírus está afetando o interesse de compra desse potencial consumidor imobiliário. As duas pesquisas serão apresentadas em primeira mão nessa palestra, onde será possível uma leitura real do impacto da pandemia perante esses dois grupos: o empresariado imobiliário e os potenciais consumidores de imóveis no Brasil."

Você quer saber quais efeitos o coronavírus está gerando para o mercado imobiliário?

Participe da palestra online, que acontecerá no dia 02/04 às 09h e será ministrada por Fábio Tadeu Araújo, sócio-diretor da Brain Inteligência Corporativa.

• Intenção de compra de imóveis: antes e depois do coronavírus
  • Mudanças no comportamento do mercado: o curto e o longo prazo
  • A reação dos incorporadores e construtores no momento atual
  • Estratégias para o momento