Responsabilidade Social Projetos Sinduscon e Seconci Paraná

Acolhimento Psicológico - Centro de Psicologia FAE

O PROJETO

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. Dados também mostram que 86% dos brasileiros sofre com algum transtorno mental, como ansiedade ou depressão e o bem-estar no ambiente de trabalho se torna fundamental em uma sociedade em que as pessoas passam mais tempo nas empresas do que em suas próprias casas.

Diante desse contexto, o Sinduscon e Seconci Paraná firmaram uma parceria com o Centro de Psicologia da FAE Centro Universitário com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores das empresas associadas.

Essa parceria envolve um trabalho articulado com os alunos do curso de psicologia da FAE onde os mesmos proporcionam um ambiente de escuta e de acolhimento aos problemas individuais do trabalhador.

É por meio da realização de uma triagem psicológica que os alunos obtêm uma compreensão inicial do sofrimento apresentado pela pessoa, possibilitando a elaboração de hipóteses diagnósticas e a sugestão de caminhos investigativos para a escolha do encaminhamento mais apropriado.

Além disso, é possível desenvolver também, um plano de ação voltado à demanda das empresas associadas com objetivo de prevenção, conscientização e orientação de assuntos referentes à saúde mental dos colaboradores.

PARCEIROS

A FAE possui 60 anos de história, oferece mais de 20 cursos de graduação, cerca de 30 de especialização lato sensu, programas de MBA, Educação Executiva, Educação a Distância e Programas In Company, com cursos direcionados e personalizados para empresas e executivos.

No curso de psicologia, a ênfase na pesquisa permite ao aluno reconhecer a importância da construção do conhecimento, desenvolvendo a capacidade crítica e analítica nos estudos da subjetividade humana. O resultado é a permanente atualização e atuação ao longo do curso nas áreas organizacional, educacional, social, comunitária, de saúde, dentre outras.

Além disso, o Serviço-escola do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário – PsicoFAE é um espaço para o desenvolvimento de atividades específicas da prática profissional, vinculadas aos estágios curriculares, aos projetos de extensão, ensino e pesquisa, além de intervenções ligadas às disciplinas práticas em áreas como Clínica, Social, Trabalho, Educacional, Saúde/Hospitalar e Jurídica.

COMO PARTICIPAR

Os atendimentos são realizados por alunos da FAE, dos últimos períodos do curso de psicologia, supervisionados por professores capacitados em diferentes linhas de atuação.

Interessados em participar devem agendar um horário através do e-mail assistentesocial@sindusconpr.com.br ou pelo telefone fixo e whastapp  (41) 3051-4370.