Acessibilidade integra primeira pauta do GANT da COMAT/CBIC de 2018

publicado em 18/01/2018

O Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (GANT/COMAT) realizou ontem (16/01), na sede da CBIC, em Brasília, sua primeira reunião, com participação também à distância, para análise, discussão e alinhamento sobre o posicionamento setorial em relação à Consulta Nacional da ABNT do Projeto de Emenda ABNT NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

O presidente da COMAT, Dionyzio Klavdianos, destacou a importância da Norma e seus impactos no dia a dia das pessoas, principalmente aquelas com mobilidade reduzida. O líder do GANT, Roberto Matozinhos (Sinduscon-MG), conduziu a reunião pautando os principais pontos indicados pelos membros do grupo. Cabe destacar o empenho das entidades na análise prévia da Emenda e indicação dos pontos a serem discutidos, que formaram a pauta da discussão. A reunião contou com a presença dos representantes do Sinduscon de Balneário Camboriú/SC, Sinduscon-Rio, ADEMI-DF, Secovi-SP, Sinduscon-MT, Sinduscon-MG, Ademi-DF, Abrainc e do escritório Machado, Martinazzo & Advogados Associados.

A Emenda tem como objetivo o ajuste de forma e conteúdo do texto Normativo. Dentre as propostas de alteração de conteúdo, na reunião foram discutidas as relativas à acessibilidade em áreas de circulação, em piscinas, à sinalização e ao rebaixamento de calçada. Dionyzio ressaltou que o GANT iniciou os trabalhos com um tema de grande relevância e impacto social e a previsão é que seja um ano com intensificação de ações voltadas à Normalização do setor. A consulta nacional do projeto de emenda da ABNT NBR 9050 termina dia próximo dia 21 de janeiro, sendo de grande importância a participação das entidades e o posicionamento do setor.

Fonte: CBIC