Sinduscon-PR promove seminário sobre BIM e Tecnologia 3D

publicado em 07/12/2016

O Sinduscon Paraná foi palco de um amplo debate sobre Inovação e Tecnologia, no dia 17 de novembro, na sede social da entidade. Na ocasião, os temas centrais foram: a utilização de impressão 3D na construção civil e BIM (Modelagem da Informação da Construção), com apresentação de conceitos e cases.

Uma das novas tendências, trazida pelo arquiteto da AutoDesk, Ricardo Bianca de Melo, são as impressões 3D que permite novas possibilidades que não se fragmentam na impressão de peças, é possível imprimir casa inteiras. Para que isso ocorra, é fundamental que as ferramentas estejam conectadas, ou seja, BIM e impressão 3D caminham juntos.

"O BIM é a principal mudança paradigmática nos últimos séculos na construção civil, que muda como nós pensamos e produzimos edificações", contextualiza Ricardo Bianca de Mello, arquiteto da AutoDesk.

Os cases foram apresentados por empresas construtoras do BCC (BlM Crowd Culture) - grupo de empresas e profissionais que utilizam esta tecnologia com foco no custo e prazo de entrega das obras de construção civil: Construtora Luibi, Premoaço Construtora,  Construtora Laguna e Campestrini Gestão de Projetos.

Foto: Cyntia Hein