Sinduscon-PR participa da 87º ENIC, na Bahia

publicado em 05/10/2015

O tema central do evento foi a crise econômica que o País vive e a busca por alternativas para tentar ultrapassar essa barreira

Mesmo que não tivéssemos uma crise econômica, estaríamos travados em um emaranhado de normas ambientais, de controle, tributárias, trabalhistas e outras. José Carlos Martins - Presidente da CBIC

Na noite do dia 23 de setembro, integrantes da diretoria do Sinduscon-PR reuniram-se com representantes do setor da construção civil de todo o País, além de políticos, autoridades e convidados, na abertura da 87ª edição do ENIC, Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil, realizado na cidade de Salvador. Nesta edição, o tema escolhido instiga mudança de atitude em relação ao País: Brasil mais eficiente, país mais justo. Cerca de 1.200 pessoas prestigiaram o evento.

O encontro é idealizado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e realizado pelo Sinduscon-BA e Ademi-BA. A cerimônia de boas-vindas contou com discurso dos parlamentares, no entanto, o mais ovacionado foi feito pelo o presidente da CBIC, José Carlos Fernandes, que destacou a importância do encontro para a busca por novas alternativas em prol do desenvolvimento do setor e novos rumos para o País.

Em um ano em que o setor perdeu 500 mil postos de trabalho, o ENIC surge como uma oportunidade de levantar novas possibilidades para ajudar a economia a sair dessa instabilidade. Para tanto, a CBIC apresentará algumas propostas no evento, como as concessões e PPPs, que poderão inserir novas empresas no mercado, a diminuição dos gastos públicos e o Minha Casa, Minha Vida 3, destacou.

José Carlos ainda deu um "puxão de orelha" no governo ressaltando a burocracia que impede, e muito, o desenvolvimento das atividades do País. Mesmo que não tivéssemos uma crise econômica, estaríamos travados em um emaranhado de normas ambientais, de controle, tributárias, trabalhistas e outras. Logicamente, somos totalmente a favor que normas existam, pois são a garantia do nosso Estado de Direito, bem maior da sociedade brasileira. Mas elas não podem perder o foco e se tornarem um fim em si mesmas. O que precisamos é de uma simplificação sem perder eficácia; de regras claras, transparentes e conectadas à realidade brasileira.

O presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique Passos reforça que a atual crise vivida pelo Brasil é o principal desafio do ENIC e se manifesta otimista na busca por soluções. Acredito que conseguiremos propor saídas que contribuirão para o fim da instabilidade econômica no Brasil, aumentando a construção de novos empreendimentos e criando novas oportunidades de negócio, pontuou Passos.

Outras autoridades que estiveram presentes na abertura foram o governador da Bahia, Rui Costa, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Antonio de Souza, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jorge Hereda, o superintendente do Sebrae/Bahia, Adhvan Furtado, e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Josair Bastos.

Mobilização em seus discurso, José Carlos iniciou uma mobilização que chamou Projeto de Iniciativa Popular para limitar os gastos públicos. Propomos um movimento apartidário da sociedade civil, para sinalizar à comunidade política a seriedade do nosso compromisso com uma nova etapa na história do Brasil. Serão necessárias 1,5 milhão de assinaturas. Preparemo-nos para buscá-las. O Sinduscon-PR está junto nesta causa e pede o apoio dos associados para buscar a assinatura de seus familiares; dos trabalhadores e seus familiares, de fornecedores; enfim, todos aqueles que também desejam mudança.

Confira edição completa abaixo:

Arquivos para Download

Arquivo Tipo