Setor da Construção Civil se reúne para conhecer 1º prédio wood frame do Brasil

publicado em 22/09/2016

O dia 24 de agosto de 2016 entrou para a história da construção civil brasileira como a data da finalização do primeiro prédio com tecnologia sustentável wood frame do Brasil, em Araucária, no Paraná.

A montagem do prédio de três pavimentos durou 40 horas, com jornadas de oito horas de trabalho diárias foi feita em parceria com a CRM Construtora. Mais de 200 profissionais, empresários e entidades do setor da construção de todo o país visitaram a obra e a fábrica da Tecverde e puderam conferir de perto a eficiência e qualidade do sistema construtivo, além de acompanhar a montagem em tempo real do último pavimento do prédio.

Trazido ao país em 2009 e tropicalizado para os padrões brasileiros de construção pela empresa paranaense Tecverde, o sistema construtivo é aprovado pelo Ministério das Cidades e premiado internacionalmente por estar mudando a forma de construir no país, para uma forma mais eficiente e sustentável.

?Esta foi a primeira vez que aplicamos o nosso sistema construtivo em duas torres de edifícios residenciais do programa Minha Casa Minha Vida. Porém, não é um programa experimental, fora do país já existem prédios em wood frame, construídos há muitos anos. Esta é a forma mais moderna que existe para se construir no mundo, com tecnologia de ponta, agilidade e economia. É o que nosso país precisa para sair da crise imobiliária e estamos orgulhosos de proporcionar isso ao Brasil?, comemora Caio Bonatto, sócio-fundador e CEO da Tecverde.

Norma de Wood Frame

Estará sob o controle do Sinduscon-PR e da FIEP o desenvolvimento da Norma do sistema construtivo Wood Frame. Este é um passo importante que visa garantir que este novo sistema seja consolidado de forma correta. ?Com o conhecimento que obtivemos em várias viagens de estudo para o Canadá, Estados Unidos e Alemanha, temos a certeza de que com a norma pronta o sistema se consolidará em definitivo como mais uma opção para o desenvolvimento da construção civil brasileira?, afirma o vice-presidente de Área Técnica do Sinduscon-PR, Euclesio Finatti.