Orientação do Sinduscon-PR sobre Dia da Consciência Negra

publicado em 19/11/2015

Amanhã, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, conforme estabelece a Lei Federal 12.519/2011.

Esta data é importante visto que todos nós brasileiros temos contas a acertar com a raça negra, na medida em que foram seus membros, escravizados, que construíram a maior parte dos fundamentos históricos da riqueza nacional. E os quase quatro séculos de escravidão fizeram com que o preconceito de cor lançasse raízes profundas entre nós.

Assim como justifica a lei, a comemoração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra não se trata apenas de homenagem aos afro-brasileiros,mas sim uma forma de estimular a identificação e o reconhecimento do preconceito (por todos: negros,brancos e pardos) onde a história criou um mecanismo para encobrir, a sociedade política cria uma instituição reflexiva para revelar.

Neste sentido, o Sinduscon-PR considera legítima a discussão sobre a Consciência Negra e solicita às empresas associadas que amanhã procurem realizar alguma ação junto a seus funcionários para incentivar a reflexão sobre este tema. Seja a leitura de um texto, a promoção de alguma palestra, indicação de filmes que discutam sobre este assunto, etc.

Dia 20 de novembro não é feriado

O Sinduscon-PR considera extremamente importante a comemoração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não concorda em transformar esta data em feriado. Por isso, em 2013, junto com a Associação Comercial do Paraná, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), requerendo que fosse declarada inconstitucional a Lei Municipal n. 14.224/2013, que instituía o dia 20 de novembro como feriado da Consciência Negra no Município de Curitiba. O Órgão Especial do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Paraná julgou procedente o mérito da Ação, mantendo tal dia apenas como data comemorativa do dia da Consciência Negra.

Como promover reflexão sobre o tema?

Para refletir sobre o combate às injustiças sociais e a promoção da igualdade racial, a entidade sugere que as empresas associadas promovam internamente palestras e eventos educativos, para estimular os funcionários a debater sobre a cultura afro-brasileira.

Clique aqui e confira um pouco da história desta data, bem como dicas de filmes que incentivam a reflexão em torno da temática, para que sejam indicados aos colaboradores.