Novo Edifício do Sinduscon-PR é apresentado aos associados da entidade

publicado em 11/07/2016

Pelo segundo ano consecutivo, no dia 5 de julho, o Sinduscon-PR levou a Reunião com Associados para a Mostra mais famosa do Brasil, a Casa Cor. Um ambiente com rochas gigantes e inspiração em temas africanos, deu o tom do encontro que falou sobre o projeto de reforma e ampliação do Edifício do Sinduscon-PR.

Ser um grande case de inovação, tecnologia, eficiência energética e de consumo de água. Estas são as diretrizes do projeto de reforma e ampliação do prédio do Sinduscon-PR, situado no Centro Cívico, em Curitiba.

Para chegar à etapa atual, a entidade teve de percorrer um longo caminho, que começou a ser trilhado no início dos anos 2000. No planejamento estratégico de quase 15 anos atrás, foram definidas algumas ações para atribuir sustentabilidade financeira à entidade, sendo a construção do prédio um dos desafios.

"Por sermos a entidade que representa a indústria da construção paranaense, nosso objetivo é demonstrar que é possível edificar uma obra sustentável, sem que isso pese no custo de execução", reforça José Eugenio Gizzi, presidente do Sinduscon-PR.

O projeto será o primeiro no Brasil a utilizar a tecnologia BIM (modelagem da informação na construção) do início ao fim, não apenas na parte de projeto e planejamento, mas também no dia a dia do canteiro de obras. Desta forma, com a gestão da informação, será possível identificar os problemas e corrigi-los para que o prédio seja entregue no prazo e com o custo previamente estabelecidos.

O novo edifício, que contará com 4.823 m2 de área construída (somado com o prédio antigo totalizará 8300 m2) fará parte de um grupo seletíssimo no mundo considerado Net Zero Energia, ou seja, será autossuficiente em energia elétrica.

Em sua cobertura serão instalados 98 kW de painéis fotovoltaicos, que irão converter a radiação solar em energia elétrica. Será uma das maiores instalações de geração local de energia renovável do Paraná. O excedente de energia gerado será enviado para a companhia de energia do Estado, acumulando créditos que poderão ser debitados em períodos sem geração (à noite, por exemplo).

O projeto arquitetônico moderno, em especial a envoltória, foi concebido de modo a reduzir o ganho de calor e permitir o máximo de aproveitamento de iluminação natural.

O que isso tudo quer dizer? Que o Edifício Sinduscon-PR, composto por escritórios comerciais destinados à locação, vai permitir a redução de consumo de iluminação de 64.6 MWh/ano (-66%), a diminuição do consumo de ar-condicionado em 46.8 MWh/ano (-68%), viabilizando assim um total de redução de consumo de energia de 47%.

Com todos estes diferenciais de tecnologia, inovação e eficiência, o novo edifício estará habilitado para pleitear a Certificação LEED (principal selo da construção sustentável do mundo), na categoria máxima - Platinum.

"Este selo é o reconhecimento de que o prédio foi construído com medidas socioambientais, ou seja, o projeto conseguiu unir o bem-estar de seus funcionários, ações para a comunidade em que está inserido e principalmente a redução ou eliminação dos impactos junto ao meio ambiente", afirma Euclesio Finatti, vice-presidente de Área Técnica do Sinduscon-PR.

Fotos Priscilla Fiedler