Nova Norma - NBR 12.721/2006

Transição da NBR 12.721-1999 e nova NBR 12.721-2006.

No dia 28 de agosto de 2006 a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a NBR 12.721-2006, que normatiza o cálculo do Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²).

Esta norma é resultado de um amplo processo de revisão da NBR 12.721-1999 e mantém os seus conceitos teóricos básicos anteriores, mas apresenta profundas alterações em seu conteúdo, em virtude da sua obrigatória adaptação ao disposto na legislação e aos novos padrões arquitetônicos atualmente praticados no mercado imobiliário.

Buscou-se a modernização do referido indicador de custos da construção e melhor adaptação à atual realidade dos novos materiais de construção e do processo construtivo nacional. Merecem destaque, entre as principais alterações introduzidas, os novos projetos-padrão diferentes dos anteriores.

A nova NBR 12.721-2006 entrará em vigor no dia 1º de fevereiro de 2007. Assim, a partir do CUB/m² referente ao mês de fevereiro/2007, que será divulgado em março/2007, os Sinduscon´s de todo o país já estarão publicando o CUB/m² de acordo com as novas especificações.

Com o objetivo de proteger e resguardar os atos e negócios realizados anteriormente à versão da Norma NBR 12.721-2006, o Sinduscon-PR divulgará, no período de pelo menos dois meses, o percentual de variação dos projetos da NBR 12.721-1999, bem como os valores em R$/m2 dos projetos da NBR12.721-2006.

Compõem a norma NBR 12.721-2006 os seguintes projetos-padrão:

Padrão Baixo - Residência Unifamiliar (R1), Prédio Popular (PP-4), Residência Multifamiliar (R8) e Projeto de Interesse Social (PIS);

Padrão Normal - Residência Unifamiliar (R1), Prédio Popular (PP-4), Residência Multifamiliar (R8) e Residência Multifamiliar (R16);

Padrão Alto - Residência Unifamiliar (R1), Residência Multifamiliar (R8) e Residência Multifamiliar (R16);

Comercial Normal - Comercial Andar Livre (CAL-8), Comercial Salas e Lojas (CSL-8) e Comercial Salas e Lojas (CSL-16);

Comercial Alto - Comercial Andar Livre (CAL-8), Comercial Salas e Lojas (CSL-8) e Comercial Salas e Lojas (CSL-16);

Residência Popular (RP1Q);
Galpão Industrial (GI).

Oportunamente o Sinduscon-PR prestará novos esclarecimentos técnicos às empresas associadas e demais usuários do Custo Unitário Básico (CUB).