Indústria de Pinhais cria inovação em Borracha Líquida

publicado em 22/09/2016

Cerca de 85% dos problemas na construção civil podem estar relacionados à interferência da água nas estruturas de concreto e de ferro o que, em muitos casos, compromete a saúde das edificações. Por conta disso, o surgimento de novas tecnologias protetivas têm sido fundamental para alavancar este setor no País.

"Nosso objetivo é oferecer soluções eficientes, que contribuam não só para elevar a qualidade e a performance das edificações como também reduzir custos, impactos ambientais e tempo de obra", destaca Elcio Machado, gerente comercial da HM Rubber.

Há outros produtos disponíveis no mercado como a manta asfáltica e a manta de PVC, que são aplicados por via de soldagem e se transformam em uma manta flutuante, protegendo as estruturas. Porém, com o passar dos anos, devido à exposição dos materiais às temperaturas e tração, acabam ressecando, o que pode causar fissuras e abre margem para novas infiltrações.

"Participei recentemente de uma missão técnica nos Estados Unidos onde tive a oportunidade de ver a aplicação de borracha líquida em uma cobertura de edifício comercial. Para minha surpresa, temos aqui em Pinhais uma fábrica paranaense oferecendo uma tecnologia semelhante, porém ainda melhor, pois foi aperfeiçoada, testada, aprovada e certificada pelos órgãos brasileiros competentes", afirma Euclésio Finatti, vice-presidente de Área Técnica do Sinduscon-PR.

De simples aplicação, a borracha líquida HM Impertech pode ser utilizada em inúmeras estruturas, substituindo às mantas disponíveis no mercado, como lajes, muretas, piscinas, entre outras estruturas de concreto. ?Por ser um produto em forma líquida, ele é moldável e, por isso, garante uma maior e melhor cobertura e vedação?, explica Elcio Machado.

A Tractebel, maior geradora privada de energia do Brasil, encontrou na impermeabilização uma alternativa para realizar reparos na Hidrelétrica de Itá, sem que as operações da usina fossem interrompidas por obras tradicionais. Além disso, o processo garantiu até 20 anos do produto exposto, sem necessidade de nova manutenção.

Um dos trabalhos mais recentes realizados pela HM Rubber foi a restauração de um estacionamento de uma das maiores montadoras do mundo, que atua no ramo de produtos e serviços de transporte. A impermeabilização foi feita em área exposta de aproximadamente 5.400 metros quadrados, evitando remoção, instalação e recolocação do contrapiso existente, gerando economia e evitando problemas de logística.

Localizada em Pinhais, a paranaense HM Rubber possui uma linha completa de impermeabilizantes e revestimentos anticorrosivos e termoacústicos, que garantem maior vida útil aos projetos, cumprindo com praticamente todas as exigências normativas aplicáveis ao setor da construção civil atualmente.

Os produtos da HM Rubber são testados e validados pelos principais institutos de análise e pesquisa do Brasil, entre eles, os laboratórios Falcão Bauer e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que geram qualidade, durabilidade e desempenho térmico, acústico, lumínico, adequação ambiental, entre outros benefícios, aliados à velocidade e execução e qualidade das obras na construção civil.