Notícias Notícias do Setor

Empresários da construção civil se qualificam com foco em inovação e competitividade internacional

publicado em 15/12/2016

Image title

Realizado em parceria com o centro tecnológico italiano Cosmob, projeto-piloto do Sebrae/PR capacita quatro empresas da Grande Curitiba para desenvolver um plano de negócios internacional. Ação faz parte do Projeto Potencialização da Construção Civil de Curitiba e Região.

Gestora do projeto para a construção civil do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski, assegura que o empresário que se preocupa com a inovação em seus negócios, além de ter mais chances no mercado, torna sua empresa mais forte, sustentável e com um futuro mais promissor. Com esse ideal, quatro empresas da Região Metropolitana de Curitiba concluíram e receberam no início de dezembro, o certificado Inovacon - Soluções inovadoras para a construção civil, realizado pelo Sebrae/PR e Centro Tecnológico Legno Arredo Pesaro (Cosmob), em parceria com Sinduscon/PR.

O projeto, com duração de seis meses, contou com capacitações de marketing e vendas, diagnósticos e análises individuais, além de consultorias específicas, de acordo com as necessidades da empresa, para a criação de um plano de competitividade empresarial, tendo como foco a inovação e novas oportunidades de mercado. Além disso, o projeto estudou as cadeias produtivas, a fim de definir as estratégias tecnológicas mais relevantes para o mercado da construção civil no Paraná.

As empresas foram acompanhadas pelo o consultor do Cosmob no Brasil, Emilio Beltrami. "Inovação também é mudança de comportamento. Por isso propomos uma visão global e sistêmica do mercado, para desenvolver essas empresas e sua atuação, para que tenham uma postura diferenciada frente à inovação, traçando novos caminhos, buscando parcerias e uma rede de relacionamento nacional e até internacional", ressalta o consultor.

Uma das empresas que concluíram o projeto foi a Macroterm, empresa que produz e comercializa produtos termoacústicos em poliestireno Expandido (EPS) e sistemas construtivos aplicados à construção civil, em Campina Grande do Sul. Por já produzirem produtos inovadores, o diretor administrativo da empresa, Pedro Abram, sentia uma grande dificuldade em inseri-los no mercado.

"Vimos no projeto uma possibilidade de auxílio do Sebrae/PR em nos direcionar e mostrar ao mercado esses produtos, que são sistemas estruturais que substituem a alvenaria e permitem uma construção mais rápida, com conforto térmico e acústico, além de proporcionar facilidade na construção, redução do tempo e de mão de obra", afirma. Com o Inovacon, a empresa recebeu uma análise profunda em gestão e processos, e já estão, inclusive, em contato com uma empresa italiana do mesmo segmento.

"Recebemos treinamentos, estamos montando um planejamento estratégico de negócios, foram feitas análises sob diversos pontos de vista, justamente para identificar os problemas e as soluções viáveis, assim como ampliar nossa rede de contatos", explica Nicole Laynes, da Macroterm.

De Balsa Nova, a empresa Hoffmann Design, que está no mercado há mais de 20 anos e é especialista na criação de projetos para móveis e decoração, também foi uma das empresas que passaram pelo projeto-piloto. Apesar da sua expertise e por prezar por tecnologias e materiais de qualidade, além de estarem sempre em feiras e exposições internacionais para garantir os diferenciais, Marcos Hoffmann queria abrir ainda mais o horizonte e buscar uma visão externa de seu negócio.

"O mercado muda rápido e, muitas vezes, ficamos só na parte da execução e esquecemos de buscar a visão mais estratégica do negócio", diz. Para isso, a parceria com o Cosmob o auxiliou em questões mais comerciais. "O consultor do Cosmob esteve na empresa, verificou nosso posicionamento tecnológico e de trabalho, e percebeu que a necessidade técnica era em questões de marketing e designs inovadores". Como resultados, a mudança de visão, segundo Marcos, é o ponto mais positivo. "Os resultados em venda e lucratividade serão em longo prazo. Sabemos como fazer e precisamos, agora, melhorar o como vender e fazer mais rápido".

Claudinei Maciel, sócio da Revestone, empresa de pavimentos, lajotas e blocos de concreto de São José dos Pinhais, conta que, por ter a essência da inovação em sua empresa, a participação no Inovacon veio ao encontro dos seus objetivos e foi uma oportunidade de conhecer novas soluções. "Trabalhamos com produtos básicos de concreto e produtos com design voltados para a arquitetura. Foi uma ótima oportunidade de trabalharmos mais o mercado para a valorização do nosso produto em termos comerciais. Fizemos os levantamentos dos pontos fortes e fracos da empresa e, a partir das consultorias e diagnósticos, vamos criar um showroom, para que arquitetos, engenheiros e potenciais consumidores conheçam nossos produtos diferenciados".

Já para a Jociana Niespodzinski, diretora da construtora Engefan, a participação no Inovacon tem como foco lançar para o mercado um novo sistema construtivo, com estrutura em metal, e módulos em madeira e vidro, em parceria com uma indústria alemã. "A troca de conhecimentos foi muito importante para termos uma visão mais concreta e direcionada para a internacionalização. Até mesmo para os possíveis investidores, uma consultoria internacional valoriza a imagem e abre novas portas".

Além disso, ela ressalta que o Inovacon proporcionou a aproximação dos empresários da cadeia produtiva da construção civil, criando novas oportunidades de negócio para as empresas da região. "Poderemos ser mais cooperativos uns com os outros, em futuras parcerias, seja na parte de revestimento com a Revestone, design com a Hoffmann, ou em soluções em EPS com a Macroterm. É um arranjo que fortalece todos os envolvidos da cadeia e que tem em comum a busca por inovação", assinala Jociana.

Compartilhe


Publicidade
Construsul BC - 2024 - Interno

Receba por e-mail

Cadastre-se e receba nossas newsletters.