ABRILVERDE: Campanha incentiva prevenção de acidentes de trabalho

publicado em 24/04/2017

Nesta semana, o Sinduscon e o Seconci Paraná participam da CANPAT 2017 - Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, idealizada pelo Ministério do Trabalho. A ação é para lembrar do dia 28 de abril marcado como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

De 24 a 28 de abril, os trabalhadores que realizarem atendimento na sede do Seconci, no bairro Parolin, irão receber um kit contendo uma cartilha da campanha, um manual de segurança e um chocolate.

O principal objetivo da ação é sensibilizar a sociedade para a importância de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Em 2017, o tema é Conhecer para Prevenir. O envolvimento de cada cidadão brasileiro é essencial para alcançarmos uma CULTURA de PREVENÇÃO no ambiente do Trabalho.

Você sabia que 28 de abril é o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho?

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Por meio da Lei nº 11.121/2005, foi estabelecido no Brasil, para a mesma data, o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Além das perdas de vidas, irrecuperáveis, esses acidentes e doenças resultam também em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva, com consequências que extrapolam o ambiente do trabalho.

Gastos com acidentes do trabalho e adoecimentos

Dados oficiais registraram, nos últimos cinco anos, uma média de 710 mil acidentes do trabalho/ano. Desses, 2,8 mil resultaram em morte, 15 mil em sequelas permanentes e mais de 7 milhões de dias de trabalho perdidos a cada ano. Esses acidentes geram despesas anuais em torno de R$ 11 bilhões apenas para a Previdência Social.

Estão de fora dessa conta os acidentes não notificados e os eventos envolvendo trabalhadores autônomos, informais, servidores públicos, militares e empregados domésticos.

Também estão fora os gastos com tratamento de saúde, perda de produtividade e indenizações, entre outros. Ao incluir esses custos, a cifra pode alcançar, segundo a OIT, 4% do PIB, ou seja, mais de R$ 200 bilhões por ano.

Além do prejuízo financeiro está a perda de pessoas queridas e as sequelas causadas por lesões, incalculáveis.

Ganhos do empregador com um ambiente de trabalho seguro e sadio:

- Aumento da produtividade e competitividade; - Melhoria do ambiente de trabalho e das relações com os trabalhadores; - Valorização da marca e credibilidade da empresa; - Diminuição dos gastos operacionais decorrentes de adoecimentos e acidentes; - Maior adesão dos empregados aos objetivos empresariais.

ACIDENTES TÍPICOS Situações que representam mais de 80% dos acidentes graves e fatais:

- Impactos diversos (ex: objetos lançados, impacto de máquinas, etc) - Quedas - Choques elétricos - Aprisionamentos (ex: soterramentos, esmagamentos, etc)

ADOECIMENTOS: Estima-se 115 mil casos por ano

1º lugar: doenças do sistema muscular e tecido conjuntivo (45% - LER/DORT membros superiores; 49% problemas na coluna vertebral);

2º lugar: transtornos mentais (Depressão/Ansiedade - 49%; Reação ao Stress Grave - 44%);

3º lugar: doenças do sistema nervoso (86% Síndrome do Túnel do Carpo e outros transtornos dos nervos de Membros Superiores);

4º lugar: doenças do aparelho digestivo (80% hérnias);

5º lugar: doenças do sistema circulatório (36% varizes).

Saúde Mental - Fatores Psicossociais de Risco

Os transtornos mentais representam um desafio relativamente novo, se comparados aos agravos já tradicionalmente conhecidos. A abordagem para prevenção é mais complexa e sistêmica, sendo necessária análise e intervenção na organização do trabalho.

- 17,5 mil novos casos são registrados por ano; - Depressão/ansiedade representam 49%; - As reações ao estresse grave representam 44%; - O tempo de afastamento é maior nos casos de transtornos mentais.